Via Valéria Binatti.
O Conselho do Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho e do Monumento Natural da Galheta (CC GALSAN), lança vídeo para sensibilizar o prefeito de Florianópolis e a presidência da CASAN, para a adequação do projeto que vai ampliar o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) dos Ingleses e Santinho.
O que seria motivo de alegria aos moradores e comerciantes do bairro, está trazendo muita preocupação e dor de cabeça a população local. Infelizmente o atual projeto pretende instalar duas Estações Elevatórias de Esgoto – EEE junto a Lagoa do Jacaré e ao riozinho da Praia do Santinho. Equipamentos importantes, porém, projetados em locais inadequados podem colocar em risco um dos locais mais belos do litoral catarinense e brasileiro.
Logo que o Instituto Socioambiental da Praia do Santinho (ISAS) – entidade civil sem fins lucrativos – soube da localização das EEEs, buscou o diálogo com a CASAN e a prefeitura de Florianópolis. Além de apontar o potencial risco de contaminação, articulou a criação de um grupo de trabalho junto ao Conselho do Parque e foram indicadas possíveis soluções de relocação às EEEs.
Sem sucesso com a Casan, o Ministério Público de Santa Catarina foi acionado e abriu um Inquérito Civil para investigar a situação e verificar as possibilidades de realocação das EEEs, e mesmo após laudo pericial favorável às realocações, este processo foi arquivado. A CASAN se mostra irredutível em relação às relocações.
Agora só nos resta apelar diretamente a sensibilidade e ao bom senso do prefeito sr. Gean Loureiro e da presidente da CASAN sra. Roberta Maas dos Anjos para que o Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho possa cumprir seu objetivo de preservar a natureza e promover qualidade de vida às pessoas que vivem aqui e visitam todos os anos.
Precisamos agir rápido para que este vídeo chegue ao prefeito e à presidente da CASAN e que possamos festejar a adequação do projeto.
Leia mais: