‘Sou ave que carrega coisas que tem brilho para o seu ninho’ estreia em 11 e 12 de novembro (sábado e domingo) na Itajaí Criativa – residência artística. O espetáculo é uma dança-rito pela presença, uma conversa cênica entre os territórios da dança e das artes visuais, entre os artistas Mauro Filho, membro fundador da Karma Coletivo, e Mauro Caelum (1958-2016), artista visual e poeta itajaiense. Produzido pela Karma Coletivo, a apresentação será viabilizada de forma gratuita em quatro sessões, duas no sábado e duas no domingo, nos horários das 18h e 20h, para pessoas com 14 anos ou mais. Os interessados poderão retirar os ingressos gratuitos com 1h de antecedência no local do evento.
Entre movimentos, pedras, histórias e relações, o universo do pai e filho se cruzam, convidando a uma reflexão sobre presença e ausência. Essa relação que se estabelece é uma tentativa de manter presente o corpo do pai através do corpo do filho-performer, evidenciando tensões entre o uso da palavra e do corpo, através da escrita, da escultura e da performance. Outros temas em destaque no espetáculo são o sagrado, a carne, o tempo, a vida e a morte.
“O trabalho vem dar continuidade a uma pesquisa que venho desenvolvendo desde 2018, em pensar as relações entre meus trabalhos nas artes da cena com o acervo e a obra do meu pai nas artes visuais. Feliz em concluir mais uma etapa dessa pesquisa e poder compartilhar com o público”, completa Mauro Filho.
‘Sou ave que carrega coisas que tem brilho para o seu ninho’ é um projeto aprovado pelo edital da Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí, com renúncia fiscal da APM Terminals e Brasfrigo.
Serviço:
O que: Espetáculo de dança ‘Sou ave que carrega coisas que tem brilho para o seu ninho’.
Quando: 11 e 12 de novembro (sábado e domingo), às 18h e às 20h.
Onde: Itajaí Criativa – residência artística – Rua Dr. Pedro Ferreira, 222 – Centro, Itajaí (SC).
Quanto: Ingressos gratuitos, distribuídos 1h antes da apresentação no local do evento.
Classificação indicativa: 14 anos.
Ficha técnica:
Pesquisa e performance: Mauro Filho
Direção: Lídia Abreu
Interlocução coreográfica: Sandra Meyer
Elementos cênicos: obras do acervo de Mauro Caelum
Captação e edição de vídeo: Lídia Abreu e Leandro Cardoso
Ambientação sonora e desenho de luz: Hedra Rockenbach
Figurino: Leandro Cardoso
Costuras: Luiza Helena Vargas
Textos: Mauro Filho e Mauro Caelum
Voz em off: Mauro Filho
Fotografias de divulgação: Sarah Uriarte
Fotografias de cena: Cristiano Prim
Identidade visual: Daniel Olivetto
Operação técnica: Leandro Cardoso e Lídia Abreu
Assessoria de imprensa e produção executiva: Camila Gonçalves
Apoio: Itajaí Criativa Residência Artística
Produção: Karma Coletivo de Artes Cênicas
Agradecimentos: Denise da Luz, Kim Coimbra, Malu Rabelo, Sandra Sestrem e Sarah Uriarte.
Sobre Mauro Caelum:
Mauro Sergio Santos (1958-2016), Mauro Caelum, foi um artista visual e poeta itajaiense. Por quase 30 anos, dedicou-se à pesquisa e produção de arte em Itajaí, trabalhando com pintura, escultura e instalação. Também se dedicou à poesia, criando um trabalho híbrido na junção da visualidade com suas palavras. Faleceu em 27 de setembro de 2016, aos 57 anos. A obra de Caelum é revisitada constantemente por outros artistas das mais diversas linguagens em Itajaí.
Sobre Mauro Filho:
Mauro Filho é membro fundador da Karma Coletivo onde atua em diversas funções. Seu trabalho estabelece relações nas interseções das linguagens da dança, teatro e performance atuando como intérprete e diretor. Junto da Karma Coletivo produz e coordena o Conexões Contemporâneas, evento de formação para artistas da cena. No coletivo atuou em “Em Respeito à Dor” (2014), “Berlim: dois corpos à procura” (2015), “CaÊ” (2018), “Dois ao Cubo” (2018) e assina a direção dos trabalhos “Proibido Acesso” e “Dentre”. Mauro é graduado em comunicação social e licenciado em artes visuais.