LUA EM SAGITÁRIO – TRAILER OFICIAL CINEMA from Plural Filmes on Vimeo.
Incra-SC.- Os jovens do campo e, mais especificamente, dos assentamentos da reforma agrária, ganham neste mês um filme de ficção nacional em que, pela primeira vez, podem se ver retratados.
Em pré-estreia em Santa Catarina, Lua em Sagitário – O Filme conta a história de um jovem assentado que se apaixona e parte numa viagem rumo a um festival de música. No pano de fundo, estão a questão agrária e os conflitos da juventude rural. “São questões inéditas no cinema jovem brasileiro: o viver na fronteira, em uma região que a maioria dos brasileiros desconhece, a reforma agrária e a luta pela terra e, ainda, o ser jovem dentro desse contexto”, explica Marcia Paraiso, diretora do filme.
A produção contou com apoio do Incra para gravar cenas no assentamento Tracutinga (popularmente denominado Conquista na Fronteira), localizado no município de Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina. Durante dois dias de filmagem, a equipe se adequou ao dia a dia do campo, coletando imagens da rotina dos assentados e dividindo as refeições e os momentos de descanso com a comunidade, que vive em regime coletivo e tem destaque internacional enquanto modelo de produção.
O filme é uma co-produção Brasil/Argentina, que teve o roteiro selecionado pelo prêmio Ibermedia e conta com a participação especial de Elke Maravilha e Serguei. O longa também obteve menção especial do júri e ganhou o Prêmio Melhor Atriz, atribuído a Manuela Campagna, no Festival de Avanca 2016, em Portugal.
A pré-estreia em Santa Catarina acontece nos campi da Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina. As sessões ocorrerão gratuitamente em centros localizados em Laguna (dia 2), Ibirama (dia 3), São Bento do Sul (dia 17), Joinville (dia 29) e Chapecó (dia 31). A estreia nacional nos cinemas está marcada para setembro.
Making of – primeiro trecho da viagem de filmagem de Lua em Sagitário from Plural Filmes on Vimeo.
—
Fonte: Mídia sem Terra.