Jovens discutem moda, racismo e história no Youtube

Durante todo o mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra (dia 20), o Youtube vai divulgar o trabalho de jovens youtubers negros, que produzem vídeos que estimulam a discussão racial. No último sábado (11), com a plataforma promoveu debate com produtoras de conteúdo negras que fazem sucesso nas redes sociais com o tema A Representatividade do Negro no Youtube.

Foi através do canal Afros e Afins que a estudante de ciências sociais Nátaly Nery, que esteve presente no debate, conseguiu ampliar a discussão do feminismo negro e do combate ao racismo. Produzindo vídeos há um ano e quatro meses, o canal já tem mais de 115 mil seguidores.

Para ela, o Youtube é uma ferramenta para fazer a disputa de narrativas: “Por que a gente não pode entrar com os nossos ideais, com a luta antirracista, antissexista na internet e tentar construir uma nova realidade?”, questiona Nátaly.

A discussão também contou com a presença de Ana Paula Xongani, do canal Xongani Moda Afro, e Xan Ravelli, do canal Soul Vaidosa. Ana Paula considera o Youtube um espaço democrático que deve ser mais utilizado pelos negros para falar o que quiserem, não apenas sobre a questão racial. “Que eu fale da minha cor preferida, de quem eu sou. É importante que a gente fale da militância, mas é importante também que a gente fale da gente.”

Outro caso de sucesso é do youtuber do jovem Pedro Henrique Cortês, de 14 anos, que angariou inúmeros seguidores ao produzir séries de vídeos contando a história de heróis negros brasileiros, como Machado de Assis, Luís Gama e Zumbi dos Palmares.

Fonte: Rede Brasil Atual

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.