Por Luisa Fragão.
Outro nazista foi flagrado ostentando o símbolo da suástica em braçadeira na camiseta. Pela imagem publicada nesta quinta-feira (19) na página “Plataforma Antifascista”, no Facebook, o garoto – que ainda não teve sua identidade revelada – parecia descansar tranquilamente na praça de alimentação do Jockey, shopping localizado no Centro de Curitiba, quando o registro foi feito.
“Curitiba, shopping, por isso o exemplo tem que ser dado, para que o próximo saiba que a fita é seria… Se o primeiro cretino tivesse sido tratado como se deve, o gurizão aqui iria pensar duas vezes…”, escreveu a página ao compartilhar a foto do nazista.
A publicação fez referência a um caso semelhante que aconteceu no último sábado (14), em um bar de Unaí, cidade a 600 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou o homem nesta quarta-feira (18) por discriminação racial, crime com pena de dois a cinco anos de prisão e multa.
O caso ganhou visibilidade quando fotos do nazista, identificado como José Eugênio Adjuto, fazendeiro conhecido como Zecão, passaram a circular nas redes sociais. A polícia, no entanto, demorou para conduzir o caso. Imagens mostram uma viatura da PM chegando ao local, sem que os agentes abordassem o homem. Os oficiais apenas conversaram com o gerente do estabelecimento e se retiraram. Um procedimento administrativo apura a conduta dos PMs.
Confira: