Brasil de Fato.- Jornalistas da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) realizaram protestos nesta terça-feira (25) nas unidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília contra cortes da direção de jornalismo e de telejornais na TV Brasil.
As manifestações foram organizadas após jornalistas da redação de Brasília terem recebido o informe da diretora de jornalismo da unidade sobre a possibilidade de mudanças nas estrutura da TV pública, na última segunda-feira (24).
De acordo com as informações, repassadas pelos servidores, a EBC pode cortar da programação da emissora o Repórter Brasil Tarde e os telejornais locais. Apenas o Repórter Brasil Noite, que vai ao ar às 19 horas, deve continuar a ser produzido.
A proposta tinha previsão inicial de ser aprovada pelo Conselho de Administração ainda nesta terça (25). No entanto, após a manifestação, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta (PT), concordou em receber uma comissão para discutir a questão.
No protesto, jornalistas espalharam cartazes questionando a possibilidade de corte e pressionando por diálogo com os trabalhadores.
“A separação entre a estrutura pública e de governo deve acontecer, como sempre defendemos, mas não desmontando a enxuta estrutura já existente do jornalismo público”, disseram os jornalistas em nota.
A EBC tem mais de 1,6 mil funcionários, incluindo técnicos de nível médio e cerca de 400 jornalistas. Os protestos foram apoiados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelos sindicatos de jornalistas do Rio, de São Paulo e do Distrito Federal.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Mariana Pitasse