Megaeventos esportivos – Seus impactos, consequências e legados para o continente latino-americano
9 de abril
– Noite – Auditório da Reitoria – UFSC
18h30 – Abertura oficial das VII Jornadas Bolivarianas
19h – Conferência de abertura: Os Megaeventos Esportivos: Impactos, Consequências e Legados para o Continente Latino-Americano
Conferencista: Jaime Breilh/ Equador – Doutor e Diretor da Área de Saúde da Universidad Andina Simón Bolivar. Coordenador do Global Health para a América
10 de abril
– Manhã – Auditório da Reitoria – UFSC
9h – Conferência: O Estado, os Movimentos Sociais, as Políticas Públicas de Esporte e Lazer e os Direitos Sociais frente aos Megaeventos Esportivos
Antonio Becali Garrido, Reitor da Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte – Cuba
Fernando Mascarenhas UNB, Brasília, Brasil
– Tarde – UFSC e Hall da Reitoria
14h30 – 18h – Apresentação de Trabalhos
– Noite – Auditório da Reitoria
18h30 – Conferência: A Mídia, o Jornalismo Esportivo e a Cobertura dos Megaeventos Esportivos
Juca Kfouri – São Paulo
Maurício Mejía – México
11 de abril
– Manhã – Auditório da Reitoria
9h – Conferência: Acumulação do capital e megaeventos esportivos
Nilso Ouriques – Unoesc/ Brasil
Marcelo Proni – Unicamp/Brasil
Nildo Ouriques – UFSC – Brasil
– Tarde – UFSC e Hall da Reitoria
14h30 – 18h – Apresentação de Trabalhos
– Noite – Auditório da Reitoria
19h – Conferência: Tema: Cidades, Participação Popular, Economia e os legados dos megaeventos esportivos
Eddie Cottle – África do Sul – Autor do livro “South África`s Wold Cup: A Legacy For Whom?” (Copa do Mundo da África do Sul: um legado para quem?)
Raumar Rodrigues Gimenez – Universidade Republica do Uruguai
12 de abril
– Manhã – Auditório da Reitoria
9h – Conferência: O impacto dos megaeventos nas comunidades
Renato Cosentino Vianna Guimarães – Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas
Paulo Ricardo do Canto Capela – UFSC/Brasil
Informações:
www.iela.ufsc.br
48. 37216483 – 3721-4938 – 99078877
As Jornadas Bolivarianas 2013
As Jornadas Bolivarianas são encontros anuais dedicados a análises da vida política, econômica e cultural dos países latino-americanos, que permitem a formulação e disseminação de análises teóricas críticas, voltadas para a superação dos elementos estruturais que perpetuam a dependência e o subdesenvolvimento no nosso continente.
Para além das tentativas recentes de integração, podemos observar que subsiste certa resistência ao estudo e à reflexão sistemática sobre os países da região e seus principais problemas. Tal situação obedece, obviamente, à lógica do eurocentrismo que domina as ciências sociais em todo o terceiro mundo, e é particularmente forte no Brasil. Assim, as Jornadas têm a função de divulgar o pensamento próprio que as ciências sociais já conquistaram em períodos anteriores, e que em grande medida foi desconsiderado entre nós tal a influência do eurocentrismo e do colonialismo.
Além disso, procuram refletir, com destacados cientistas sociais da América Latina, a tradição científica e os novos desafios políticos e intelectuais que a realidade dramática de nosso continente está exigindo. Esta ruptura é, portanto, a condição necessária para o desenvolvimento de um pensamento próprio, sem o qual não será possível superar a condição de periferia que marca a nossa formação social.
Essa é uma tarefa urgente, favorecida pelas condições sociais e políticas dominantes na América Latina que exigem uma reflexão crítica capaz de dar respostas aos grandes problemas com os quais nos defrontamos em todos os países da região.
Em sua 9a. edição em 2013, a se realizar de 09 a 12 de abril na UFSC, o tema das jornadas é “Megaeventos esportivos: impactos, consequências e legados para o continente latino-americano”.