Em Brasília toda atenção segue nos corredores. Com a saída do Presidente da Funai, João Pedro, outro nome deverá ser indicado pelo governo golpista de Michel Temer e, pelas especulações, deve ser alguém ligado às bancadas Ruralista e Evangélica.
Os indígenas de todo Brasil estão mobilizados para analisar rapidamente o nome do novo presidente e, caso não estejam de acordo, iniciarão imediatamente ações de protesto.
João Pedro quase completou um ano à frente do órgão indigenista. Tomou posse em 17 de junho de 2015, e deixou o cargo oficialmente em 3 de junho de 2016. Entre suas ações, além de articulação para publicações de Terras Indígenas, esteve à frente da Conferência Nacional de Política Indigenista.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E CIDADANIAO MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 1o do Decreto no 4.734, de 11 de junho de 2003, resolveNº 906 – EXONERAR JOÃO PEDRO GONÇALVES DA COSTA do cargo de Presidente da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, código DAS 101.6.ELISEU LEMOS PADILHA
—
Fonte: O Indigenista.