O historiador estadunidense James N. Green estará em Florianópolis no próximo dia 28 de agosto para o lançamento do seu livro “Revolucionário e Gay: a vida extraordinária de Herbert Daniel” (Civilização Brasileira, 2018). O evento será às 19 horas no auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com entrada gratuita. O autor falará sobre sua obra e, em seguida, atenderá jornalistas, leitores e leitoras durante uma sessão de autógrafos.
Professor de História do Brasil na Brown University, James N. Green relata a vida de Herbert Eustáquio de Carvalho (1946-1992), um brasileiro de Belo Horizonte, militante contra a ditadura militar brasileira e ativista dos direitos de pessoas LGBT e do combate ao preconceito contra soropositivos. Após dez anos de pesquisa, entre idas e vindas entre Brasil e Estados Unidos (entre as quais conheceu a ex-presidente Dilma Rousseff, uma das suas entrevistadas para o livro), o autor conclui que Herbert Daniel foi uma pessoa extraordinária, que esteve à frente do pensamento nacional.
James N. Green foi um dos fundadores do SOMOS: Grupo de Afirmação Homossexual de São Paulo, o primeiro grupo político LGBT no Brasil e é autor de inúmeras obras sobre o período da Ditadura Militar no Brasil.
A obra: uma vida dedicada à luta por um país mais igualitário e digno
Herbert Daniel foi um importante personagem na luta pela democracia. Na juventude, em meados de 1960, integrou grupos políticos de esquerda, como o Polop, Colina, VAR-P e a VPR, da qual foi um dos líderes, ao lado do comandante Carlos Lamarca. Mas a atuação revolucionária no campo político contrastava com a repressão de sua homossexualidade, que sentia como um “exílio interno”, como descreveu depois. Apenas em seu segundo exílio, na Europa, na década de 1970, foi capaz de assumir o relacionamento com o homem que se tornaria seu companheiro e o amor de sua vida, Cláudio Mesquita.
Um dos últimos brasileiros a serem anistiados, ao retornar ao Brasil em 1981, engajou-se na política eleitoral e no ativismo em defesa do meio ambiente e dos direitos das mulheres, dos homossexuais e da população negra e indígena. Foi ele também um dos responsáveis por articular em todo o país o movimento pela garantia dos direitos de pessoas que vivem com HIV/aids.
Além de apresentar a vida dessa extraordinária e incansável figura, o historiador James N. Green oferece detalhes sobre como os grupos revolucionários contra o regime militar se articulavam, como era a vida durante a ditadura – no Brasil e no exterior – e como se deu e o que estava em jogo nos processos de anistia e abertura democrática.
SERVIÇO
Lançamento do livro: “Revolucionário e Gay: A Vida Extraordinária de Herbert Daniel”, de James N. Green.
Palestra com o autor e sessão de autógrafos.
Local: Auditório do Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC
Data: 28 de agosto (terça-feira), às 19h.
Entrada gratuita.
O livro estará à venda pela livraria Livros & Livros, no valor de R$ 62,00.
Agenda: O autor estará em Florianópolis também durante o dia 29 de agosto, com agenda disponível para atender à imprensa.
Anexos: Capa do livro e foto do autor.