Por Elissandro Santana, Porto Seguro, e Jesús Ibáñez Ojeda, Foz do Iguaçu, para Desacato.info.
A integração cultural é uma necessidade para a resolução de problemas na América Latina, por isso, cônscios de que a integração cultural antecede as outras etapas e formas de integração, acreditamos que eventos como o IV Festival Cultural Latino-americano, que acontecerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, é uma oportunidade na fronteira para que por meio dos elementos culturais de várias nações do continente latino-americano ocorra o encontro cultural entre povos ao mesmo tempo diferentes, mas, também, semelhantes na história, na geografia, nas organizações sociais, na economia e na política.
Na fronteira trinacional, no encontro com Brasil, Paraguai e Argentina não somente geografias se cruzam, mas pessoas de topos e experiências culturais diversas que formam um gigantesco caldeirão cultural para o conhecimento a partir da partilha e da criatividade plural.
Por meio dos trânsitos culturais e cruzamentos empíricos na fronteira, olhares culturais alargam-se, cruzam-se e se tocam. Diante disso, imaginários identitários de pertencimento continental começam a se construir, a se costurar.
É também nesse espaço que se localiza a Unila, uma Universidade Federal com vistas à Integração Latino-americana. Nesse lócus de práticas e saberes, brasileiros e estudantes de outros países da América Latina se integram por meio da cultura e das práxis pedagógicas latino-americanas.
As experiências de aprendizagem na Unila foram essenciais para a consolidação do projeto de execução do festival cultural latino-americano que já está em sua quarta edição. Nesse ínterim, pode-se mencionar que a filosofia que norteia esse grande e importante evento é a de que a Fronteira Trinacional é um local onde a cultura se vive e se sente e é especificamente na Universidade Federal da Integração Latino-americana em que toda a diversidade cultural pode ser compartilhada para a criação de um ponto de integração social e cultural.
Acredita-se, piamente, que em eventos como o que se será realizado, conhecimentos de povos plurais se tocam mediante expressões artísticas folclóricas como dança e música de artistas de diversos países latino-americanos em língua portuguesa e espanhola.
O evento acontecerá no próximo dia 10 de dezembro, às 18 horas, no Bosque Guarani, na cidade de Foz do Iguaçu. O festival de integração contará com grupos de dança e música de estudantes da Unila que compartilharão o palco com outros artistas da região.
O encontro cultural é completamente gratuito e organizado pelos estudantes da Unila, pela Sociedade para a Cooperação e Desenvolvimento Latino-americano (Socodela), contando com o apoio do Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais (CIIRI) da Fundação Cultural e da Revista 100 Fronteiras.
O festival é uma oportunidade para que muitos conheçam a pluralidade de ser latino-americano através da música e da dança de países de todo o continente.
O objetivo central do evento é possibilitar a construção de um espaço de transmissão e de formação de valores e, principalmente, de revalorização de nossa identidade latino-americana, partindo-se do pressuposto de que somente por meio do conhecimento do que temos começaremos a valorizar, a promover e a amar a riqueza de nossos construtos culturais.