Frases da escritora Isabel Allende sobre os acontecimentos no Chile na sua conta de twitter
Isabel Allende (73), uma das escritoras mais importantes da história do Chile, é filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo-irmão de Salvador Allende.
“No Chile, que supostamente goza de estabilidade, estouraram graves protestos com atos de destruição e saqueio. São a expressão iracunda de um povo frustrado. Esta crise não se resolve com os militares na rua, requerem-se mudanças profundas.”
“Isso inevitavelmente cria violência e em algum momento estoura. Assim começaram todas as revoluções.”
“A gente está enfurecida pelos salários de fome e o custo de vida, que obriga à grande maioria a viver do crédito ou na pobreza, enquanto os ricos vivem na sua bolha, evadindo impostos e acumulando mais e mais.”
“O sistema neoliberal baseado no lucro vendeu ou privatizou tudo: a educação, a saúde, a água, o gás, o transporte de passageiros, etc. A desigualdade social e econômica é vergonhosa.”
Tradução: Raul Fitipaldi, para Desacato.info
Com jornalismo e ficção, o Documento Audiovisual “QUARENTA”, pra não esquecer, vai contar o que viveram e sentiram os moradores de Florianópolis e Região durante a ditadura militar, mais precisamente no fato conhecido como Novembrada que, no dia 30 de novembro, completa 40 anos. Saiba mais em https://www.catarse.me/quarenta
Redação com agências