Uma intervenção realizada pelo mandato da vereadora Carla Ayres (PT) chamou a atenção das pessoas que passaram pelo Centro de Florianópolis na manhã desta quarta-feira (29). Enquanto um absorvente gigante encenava a chegada da menstruação, batuqueiros citaram alguns dos materiais utilizados para conter o fluxo menstrual, como papelão e miolo de pão. O ato tinha como intuito cobrar a aprovação integral do projeto protocolado pela vereadora Carla Ayres (PL 18205/21), que propõe a erradicação da Pobreza Menstrual por meio da distribuição de itens de higiene menstrual e a realização de campanhas e ações de conscientização junto à população.
Na intervenção realizada em diversos pontos do Centro da capital, também foram distribuídos panfletos informativos explicando o que é o problema da pobreza menstrual e como ela impacta a vida das pessoas. De acordo com a vereadora Carla Ayres, a proposta anunciada pelo prefeito Gean Loureiro no último domingo (26), de distribuir absorventes nas escolas, é insuficiente para solucionar o problema, afinal, a pobreza menstrual é muito mais ampla. “A pobreza menstrual envolve também a falta de saneamento básico e água tratada e se reflete no tabu sobre o tema da menstruação e a vergonha em se falar do assunto. Neste sentido, precisamos atender toda a população em situação de vulnerabilidade social, em situação de rua, nos presídios e nos abrigos da cidade. Precisamos distribuir os itens de higiene menstrual também nos postos de saúde, presídios, abrigos e demais equipamentos da assistência social. Além do mais, é fundamental capacitar os servidores públicos e realizar campanhas de mídia para levar informação até as comunidades”.
A vereadora Carla Ayres também lembra que protocolou o Projeto de Lei nº 18205/21 em março de 2021, após um amplo debate com especialistas, deputadas e movimentos sociais ligados ao tema da menstruação e do combate à pobreza menstrual. Além disso, em maio deste ano, ela apresentou uma emenda orçamentária no PPA (Plano Plurianual) para implementar o projeto, porém foi recusada em plenário. Já no mês de junho, foi protocolado uma indicação ao Executivo municipal, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero, solicitando a implementação do projeto. E no mês de julho a vereadora também apresentou uma emenda orçamentária através da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), porém, a justificativa da Comissão de Orçamento foi de que a ação proposta pela emenda “não se alinha ao Plano de Metas, nem ao Plano de Governo para o quadriênio proposto pelo poder Executivo”. Portanto, o anúncio realizado pelo prefeito Gean Loureiro contraria a posição da Comissão.
Nos últimos meses, o gabinete da vereadora Carla Ayres enviou uma série de ofícios solicitando reuniões com o prefeito, no sentido de dialogar sobre a construção da proposta, entretanto, sem resposta oficial da Prefeitura. A intervenção realizada nesta quarta-feira teve início no Largo da Alfândega e foi concluída em frente à Prefeitura Municipal de Florianópolis. Ao longo do trajeto dezenas de pessoas demonstraram seu apoio à implementação do projeto na íntegra. A população também pode assinar o abaixo assinado em apoio ao projeto através do site Avaaz. No site da vereadora Carla Ayres também é possível obter mais informações a respeito do projeto.
Clique aqui e confira o vídeo com imagens da intervenção.
—