Insurgente do M23 tomam aeroporto no Congo Democrático

Foto: Michele Sibiloni/AFP/Getty Images

 Kinshasa, 20 nov (Prensa Latina) Milícias do insurgente do Movimento M23 tomaram hoje o controle do aeroporto da cidade de Goma, estratégico lugar na província de Kivu Norte, República Democrática do Congo (RDC), informaram meios televisivos.

Segundo essas fontes, que citaram um representante das Nações Unidas, a instalação foi ocupada pela guerrilha, depois de enfrentar com uma tropa de elite do exército congolense, que defendia esse lugar.

Para conter o avanço dos rebeldes, os quais já se infiltraram em Goma, nas últimas horas helicópteros das Nações Unidas custodiavam o aeroporto, situado próximo ao lago Kivu e na nortenha fronteira com Ruanda.

Imagens televisivas mostraram que dezenas de habitantes de Goma fugiam dessa localidade junto a seus familiares para zonas mais seguras.

De acordo com dados da ONU, umas 60 mil pessoas abandonaram a região de Kivu Norte, depois do incremento da violência nas últimas jornadas.

Nações Unidas e a União Africana têm exigido ao M23, criado no início de maio por ex-militares, o imediato cessar de seus ataques no este da RDC, demarcação rica em recursos minerais como ouro, coltan e cassiterita.

Na RDC, onde se combate nas regiões de Kivu Norte e Kivu Sul, a ONU tem disponibilizado um contingente de paz de uns seis mil e 700 soldados, as quais respaldam o governo congolense.

rc/obf/bj

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.