O lançamento do infográfico interativo “Política de Drogas e Encarceramento”, produzido pelo Projeto Gênero e Drogas do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania, será realizado na próxima quinta-feira (7) às 19h, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
O evento contará com a participação das responsáveis pelo Projeto, Lucia Sestokas e Nathália Oliveira, da convidada Luciana Boiteux, pesquisadora e professora de direito penal na UFRJ, e da mediadora da mesa, Roseli Coelho, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da FESPSP.
Hoje, a guerra às drogas está entre os maiores fatores de encarceramento, principalmente de mulheres, não apenas do Brasil, mas do mundo todo. A partir disso, o projeto Gênero e Drogas levantou o seguinte questionamento: os países que adotaram leis de drogas tolerantes, principalmente com o uso, conseguiram diminuir o encarceramento?
O infográfico “Política de Drogas e Encarceramento” é resultado de um levantamento de dados sobre as legislações de drogas em 36 países das Américas e da Europa, com um recorte detalhado para 22 países que apresentaram um aumento do encarceramento a partir da adoção de políticas tolerantes com o uso.
Segundo as autoras Lucia Sestokas e Nathália Oliveira, a criminalização do comércio de drogas é uma escolha política de criminalização do trabalho de uma parte da população. Nesse mercado lucrativo para poucos, milhares de pessoas pobres, jovens, mulheres e negras, parcela mais frágil dessas relações, pagam com a vida e a liberdade por trabalharem no varejo de substâncias consideradas ilícitas.
Além dessa, questões e considerações acerca da superpopulação carcerária, pessoas presas provisórias e o aumento do encarceramento feminino nos continentes americanos e europeu serão apresentadas e debatidas no evento.
Serviço:
Lançamento do Infográfico “Política de Drogas e Encarceramento”
Dia 07 de abril de 2016 às 19h
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
Rua Gen. Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Fonte: Vermelho.net