O assédio moral no trabalho é uma prática desumana que degrada as relações interpessoais e organizacionais. Situações de humilhação, constrangimentos, violências, deterioração proposital das condições de trabalho, atentados contra a dignidade são característica da ocorrência do assedio moral. Os seus efeitos nocivos podem comprometer a saúde e a vida dos trabalhadores, bem como o desempenho organizacional.
Para debater com a sociedade civil a necessidade da prevenção e do combate a essas formas de violência, será realizado nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, a partir das 8h30min, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o 3º Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral noTrabalho, a partir da proposição do Fórum Saúde e Segurança do Trabalhador no Estado de Santa Catarina (FSST/SC – MPT 12ª região) em conjunto com as instituições que o compõem (UFSC, SRTE SC, MPT SC, CUT SC, Acest Fiesc, Sesi, e Fundacentro SC).
As inscrições para participar como ouvintes já estão abertas e são gratuitas.
O objetivo principal do Seminário é divulgar o tema assédio moral no trabalho, por meio de palestras com pesquisadores referenciais no Brasil, discutir o problema em mesas-redondas, e apresentar relatos de investigação científica, casos e experiências. A organização do evento espera contar com a presença de trabalhadores, empregadores, gestores, acadêmicos e membros da sociedade de forma geral, para que o Seminário possa apresentar informações relevantes sobre o assédio moral, além de transformar a percepção do seu participante em relação a esta forma de violência presente no ambiente de trabalho.
Confira aqui a programação preliminar.
A promoção é do Grupo para a Promoção da Prevenção do Assédio Moral no Trabalho, uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Superintendência Regional do Trabalho no Estado de Santa Catarina (SRTE/SC).
Outras informações pelo endereço http://www.assediomoral.ufsc.br/ ou pelo e-mail [email protected].
Fonte: UFSC.