Inscrições abertas: Oficina gratuita de criação e confecção de máscaras

A ação é gratuita e voltada para pessoas interessadas, a partir dos 16 anos de idade, sem necessidade de conhecimento prévio sobre a técnica. #DesacatoPontodeCultura

Estão disponíveis para inscrição as últimas vagas para a oficina de criação e confecção de máscaras teatrais desenvolvida dentro das atividades do Projeto Caras Catarinas. A ação é gratuita e voltada para pessoas interessadas, a partir dos 16 anos de idade, sem necessidade de conhecimento prévio sobre a técnica. Para efetuar a inscrição basta acessar o link https://www.carascatarinas.art.br/oficina.html e preencher o formulário.

As atividades iniciam neste final de semana, dias 17 e 18/08 e prosseguem nos dias 31/08 e 01/09, no Laboratório de Teatro de Animação – CEART, da Udesc. Dentre os objetivos da ação está estimular o pensamento crítico sobre o processo de “vestir uma máscara”, além de capacitar os participantes no processo de concepção, modelagem e construção de máscaras teatrais.

A nossa proposta é trocar, de forma prática, maneiras de criar e confeccionar uma máscara, buscando nesse processo, pensar e questionar sobre este processo e seus significados”, explica Blenda Trindade, proponente e ministrante do projeto.

A programação dos quatro encontros é dividida por etapas e inclui conceitos fundamentais, pesquisa sobre materiais, formas e planos, referências estéticas, planejamento e materialização, aplicação de cor, textura e finalização.

Sobre o projeto

Caras Catarinas é um projeto de pesquisa e criação de máscaras teatrais que traz como objetivo representar a diversidade cultural e a pluralidade do povo catarinense. Construídas a partir de uma extensa pesquisa e trabalho desenvolvido pelos artistas mascareiros catarinenses Blenda Trindade, Manon Alves, Persephone Ephemera e Sidney Ditrix, as obras ampliam o debate sobre as heranças culturais do Estado. O resultado do processo criativo traz para o público uma exposição composta por dez máscaras que fazem a representação dos povos indígenas, quilombolas, caboclos e colonos de origem europeia. O trabalho já passou pelo oeste do Estado, no município de Caçador e em Tijucas, na Grande Florianópolis.

Além disso, está disponível para todo o Estado através do site https://www.carascatarinas.art.br . No endereço é possível visualizar detalhadamente as obras que integram o trabalho, conhecer os artistas e outras informações sobre o projeto.

Caras Catarinas chega à comunidade através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, edição 2023, através da Fundação Catarinense de Cultura e da Lei Paulo Gustavo, através do edital 11.2023 – Demais Áreas em Tijucas.

Texto: Camila Almeida/ Girassol Cultural

Agendamento de entrevista e outras informações

Camila Almeida – Girassol Cultural

Assessoria de Imprensa Projeto Caras Catarinas

whatsapp: 49-99192.3977

[email protected]

A primeira cidade que receberá a Cia. para apresentações e oficinas será Jaraguá do Sul, no dia 23 de agosto. Depois, será a vez de Joinville, Lages, Florianópolis, Rio do Sul, Timbó e Blumenau. Todo o projeto terá acesso gratuito.

 

#DesacatoPontodeCultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.