O Sítio recebe entre o mês de maio e junho um Laboratório de Vocalidades Contemporâneas, ministrado por Barbara Biscaro. Serão 5 encontros para reunir pessoas com o interesse de intensificar a pesquisa com foca na voz e na sonoridade!
Interessados enviar e-mail para: [email protected]
Grupo de pesquisa que visa experimentar práticas sonoras que constituam possíveis poéticas e estéticas da vocalidade em performance a partir do grupo formado, no espaço do aqui e agora e com princípios do jogo. A vocalidade como dança sonora, em um estudo das estruturas musicais a fim de encontrar texturas, esquemas e formas sonoras da voz individual e coletiva. Abordagens somáticas do corpo-voz e reflexões sobre a voz como manifestação que nasce no escuro do corpo farão parte do processo de criação, na busca de uma consciência individualizada e coletiva da prática vocal.
Além dos encontros com o núcleo de pesquisa, também será realizado um compartilhamento de processo em formato de palestra-performance conduzida por Biscaro, aberto ao público.
Cronograma:
De 25 de maio a 29 de junho de 2019.
Dia: Sábados das 10h às 13h
Carga horária: 15 horas (5 encontros com duração de 3 horas cada).
Entrada franca
Pré-requisitos:
Interesse de pesquisa com foco na voz e sonoridade. Comprometimento completo com os dias e horários da residência. Máximo de 20 pessoas. A seleção se dará através de convites e de análise de carta de intenção enviada para o e-mail [email protected]. Envie sua carta se tiver interesse!
Sobre a artista:
Barbara Biscaro é atriz e cantora, e também doutora em Teatro pela UDESC, conjugando um trabalho de pesquisa prática e teórica na área da voz em cena reconhecido nacional e internacionalmente. Atuando como professora de voz em departamentos de Graduação em Teatro (UDESC; FURB) e dando cursos livres de vocalidade para a cena em diversas cidades brasileiras e outros países (Chile, Bolívia, Equador, Itália), seu trabalho nas artes cênicas e na música se caracteriza por uma busca interdisciplinar na criação de linguagens para a cena em que a voz seja o elemento propulsor estético. A atuação internacional da artista passa por apresentações e oficinas em diversos países (Itália, França, Inglaterra, País de Gales, Equador, Bolívia, Chile), conjugando-se a redes tais como o Corredor Latino
Americano de Teatro (CLT) e o The Magdalena Project, rede internacional de mulheres de teatro. Suas performances de música-teatro que circulam atualmente são A Menina Boba (2012) e Récita – tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar (2014).
Cronograma:
Primeiro encontro: 25 de maio
Segundo encontro: 8 de junho
Terceiro encontro: 15 de junho
Quarto encontro: 22 de junho
Quinto encontro: 29 de junho
Laboratório
Vocalidades Contemporâneas
com Bárbara Biscaro
Encontros: 25/05, 8, 15, 22 e 29/06
Horário: das 10h às 13h
Entrada franca
Organização: Equipe O Sítio
Produção: João Aires e Bruno Castilho
Comunicação: Paulo Abarno
Design: Oarteiro