Iniciativa em solidariedade ao povo brasileiro é debatida no Parlamento espanhol

Entrevista com Maria Dantas, debutada brasileira na Espanha, realizada no JTT – A Manhã com Dignidade

No dia 13 de outubro de 2021 uma resolução parlamentar em solidariedade ao povo brasileiro será votada pela Comissão de Assuntos Exteriores do Congresso Espanhol. Com a assinatura de um grupo diverso de parlamentares, a resolução do legislativo pede ao executivo espanhol que se manifeste frente a situação brasileira.

Segundo Maria Dantas, escritora do dossiê de quase 60 páginas que se tornou a resolução de 9 folhas, a relação do Brasil com a Espanha é importante a nível econômico e cultural.

O documento reúne informações da ONU, OMS, Anistia Internacional, Greenpeace e Anvisa, e se chama “solidariedade com o povo brasileiro na sua luta pela vida, pela proteção e defesa do meio ambiente e das instituições democráticas”. Reunindo os temas que mais interpelam a Espanha, menciona: os mil dias de pobreza, morte, forme, perda de direitos e inflação; pedidos de impeachment e denuncias por genocídio e crime contra a humanidade; a política anti meio ambiente; povos indígenas, quilombolas e comunidades camponesas, aumento exponencial de grupos supremacistas brancos; o negocio da morte e o KitCovid; e a CPI da Covid.

Com intenção de ser encaminhado ao executivo espanhol, o documento faz três pedidos:

  1. Transmitir em suas relações diplomáticas bilaterais e multilaterais a preocupação pela incessante violência e instabilidade politica no Brasil, fruto da enorme desigualdade econômica e social imperante.
  2. Condenar o uso da força contra a cidadania, com atenção especial aos povos indígenas, quilombolas, população afrodescendente, coletivo LGBTI, povo cigano, mulheres, infância, juventude, e manifestar em defesa dos direitos fundamentais do povo brasileiro ante uma situação de injustiça social intolerável. Em definitiva, que ponha fim às graves violações dos direitos humanos do povo brasileiro.
  3. Reconhecer e se solidarizar pelos trabalhos realizados pelo Senado brasileiro na comissão parlamentar de investigação das ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil. Em particular, do agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes hospitalizados.

Assista à entrevista:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.