No dia 13 de outubro de 2021 uma resolução parlamentar em solidariedade ao povo brasileiro será votada pela Comissão de Assuntos Exteriores do Congresso Espanhol. Com a assinatura de um grupo diverso de parlamentares, a resolução do legislativo pede ao executivo espanhol que se manifeste frente a situação brasileira.
Segundo Maria Dantas, escritora do dossiê de quase 60 páginas que se tornou a resolução de 9 folhas, a relação do Brasil com a Espanha é importante a nível econômico e cultural.
O documento reúne informações da ONU, OMS, Anistia Internacional, Greenpeace e Anvisa, e se chama “solidariedade com o povo brasileiro na sua luta pela vida, pela proteção e defesa do meio ambiente e das instituições democráticas”. Reunindo os temas que mais interpelam a Espanha, menciona: os mil dias de pobreza, morte, forme, perda de direitos e inflação; pedidos de impeachment e denuncias por genocídio e crime contra a humanidade; a política anti meio ambiente; povos indígenas, quilombolas e comunidades camponesas, aumento exponencial de grupos supremacistas brancos; o negocio da morte e o KitCovid; e a CPI da Covid.
Registramos uma iniciativa parlamentar de apoio e solidariedade ao povo brasileiro em sua luta pela vida, pela proteção e defesa do meio ambiente e das instituições democráticas.
Debate 13/10 na Comissão de Assuntos Exteriores do @Congreso_Es#Brasil #Amazônia #DDHH https://t.co/vi30hmyrm7
— ?? Maria Dantas (@_Maria_Dantas_) October 2, 2021
Com intenção de ser encaminhado ao executivo espanhol, o documento faz três pedidos:
- Transmitir em suas relações diplomáticas bilaterais e multilaterais a preocupação pela incessante violência e instabilidade politica no Brasil, fruto da enorme desigualdade econômica e social imperante.
- Condenar o uso da força contra a cidadania, com atenção especial aos povos indígenas, quilombolas, população afrodescendente, coletivo LGBTI, povo cigano, mulheres, infância, juventude, e manifestar em defesa dos direitos fundamentais do povo brasileiro ante uma situação de injustiça social intolerável. Em definitiva, que ponha fim às graves violações dos direitos humanos do povo brasileiro.
- Reconhecer e se solidarizar pelos trabalhos realizados pelo Senado brasileiro na comissão parlamentar de investigação das ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil. Em particular, do agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes hospitalizados.
Assista à entrevista: