Por Cimi Sul – Equipe Porto Alegre.
No final da manhã de quarta-feira, 06 de setembro de 2023, em Eldorado do Sul, nas margens da BR 290, km 133, atrás de uma parada de ônibus, foi encontrado morto o indígena Mbya Guarani, Virgílio Veríssimo.
As forças policiais acabaram sendo acionadas e o corpo levado pela perícia no IML em Porto Alegre.
Ele, pelo relato da comunidade, tirou a própria vida, enforcando-se. Mas há abertura de inquérito e as investigações, provavelmente, dirão se a morte foi autoprovocada ou se foi homicídio.
Próximo do local onde o corpo foi encontrado – parada de ônibus – na beira da rodovia, vivem, numa situação de profunda vulnerabilidade, 08 famílias Mbya Guarani. TEKOA Pekuruty.
Está em curso, junto ao MPF e outros órgãos, um processo de negociações para assentar as famílias, pertencentes a essa comunidade, em outra área, a ser cedida, provisoriamente, pela prefeitura de Eldorado do Sul, até que se resolvam as demais questões fundiárias: à demarcação da Terra Arroio do Conde, que teve seu GT publicado em 2009, mas desde 2011 paralisado; e a compra de uma área pelo DNIT, dentro do programa de compensação pelas obras de duplicação da BR 290, obra que está em andamento há pelo menos dez anos.
A comunidade aguarda pelo corpo para que seja adequadamente velado e também pela conclusão das investigações acerca do fato da morte, se autoprovocado ou homicídio.
O Cimi Sul se solidariza com a comunidade e pede, aos órgãos públicos, agilidade e sensibilidade para a solução dos problemas daquela comunidade, já que, além dessa morte, outras, naquele local, já ocorreram dada a situação de abandono a que estão submetidas as pessoas que la vivem. Nestes últimos três meses sofreram com as inundações, houve perdas de bens e alimentos porque seus barracos foram inundados. A cada chuva as pessoas ficam apreensivas e o medo toma conta, em especial, das crianças.
Porto Alegre, RS, no dia da Pátria e do Grito dos Excluídos, 07 de setembro de 2023.