Indígena Guarani foi encontrado morto em Eldorado do Sul

Imagem ilustrativa. Foto: Roberto Liebgott

Por Cimi Sul – Equipe Porto Alegre.

No final da manhã de quarta-feira, 06 de setembro de 2023, em Eldorado do Sul, nas margens da BR 290, km 133, atrás de uma parada de ônibus, foi encontrado morto o indígena Mbya Guarani, Virgílio Veríssimo.

As forças policiais acabaram sendo acionadas e o corpo levado pela perícia no IML em Porto Alegre.

Ele, pelo relato da comunidade, tirou a própria vida, enforcando-se. Mas há abertura de inquérito e as investigações, provavelmente, dirão se a morte foi autoprovocada ou se foi homicídio.

Próximo do local onde o corpo foi encontrado – parada de ônibus – na beira da rodovia, vivem, numa situação de profunda vulnerabilidade, 08 famílias Mbya Guarani. TEKOA Pekuruty.

Está em curso, junto ao MPF e outros órgãos, um processo de negociações para assentar as famílias, pertencentes a essa comunidade, em outra área, a ser cedida, provisoriamente, pela prefeitura de Eldorado do Sul, até que se resolvam as demais questões fundiárias: à demarcação da Terra Arroio do Conde, que teve seu GT publicado em 2009, mas desde 2011 paralisado; e a compra de uma área pelo DNIT, dentro do programa de compensação pelas obras de duplicação da BR 290, obra que está em andamento há pelo menos dez anos.

A comunidade aguarda pelo corpo para que seja adequadamente velado e também pela conclusão das investigações acerca do fato da morte, se autoprovocado ou homicídio.

O Cimi Sul se solidariza com a comunidade e pede, aos órgãos públicos, agilidade e sensibilidade para a solução dos problemas daquela comunidade, já que, além dessa morte, outras, naquele local, já ocorreram dada a situação de abandono a que estão submetidas as pessoas que la vivem. Nestes últimos três meses sofreram com as inundações, houve perdas de bens e alimentos porque seus barracos foram inundados. A cada chuva as pessoas ficam apreensivas e o medo toma conta, em especial, das crianças.

Porto Alegre, RS, no dia da Pátria e do Grito dos Excluídos, 07 de setembro de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.