Incêndio em Alter do Chão aconteceu em área de preservação ambiental

Polícia Civil do Pará instaurou inquérito para saber se o incêndio foi provocado e apurar possíveis crimes ambientais

O fogo foi controlado em Alter do Chão, mas segue queimando em Ponta Pedra / Foto: Eugênio Scannavino/Reprodução

Por Catarina Barbosa (PA).

O distrito de Alter do Chão, em Santarém, no Pará é conhecido por suas belas praias, o que lhe rendeu até o título de Caribe do Brasil. Porém, no último domingo (15), o local localizado no oeste do estado foi tomado por um incêndio, que se iniciou na localidade vizinha de Ponta de Pedra. O fogo foi controlado em Alter do Chão, mas segue queimando em Ponta Pedra.

De acordo com o governo do Pará, 227 pessoas estão trabalhando no combate às chamas, entre brigadistas voluntários, policiais, bombeiros e militares do exército.

Na segunda-feira (16), a polícia civil, por meio da Delegacia de Conflitos Agrários de Santarém (Deca), instaurou inquérito para investigar se o incêndio foi provocado e outras circunstâncias que envolvam crimes ambientais.

A área onde ocorre o incêndio é uma Área de Proteção Ambiental de responsabilidade da União.

Segundo informações preliminares, o primeiro foco de incêndio teria começado, na noite de sábado em Ponta de Pedra, e teria se alastrado em direção à Alter do Chão. Segundo o delegado Fábio Amaral da Delegacia , a vegetação local estava muito seca, por causa das fortes temperaturas do verão amazônico aliadas ao intenso calor e fortes ventos que ajudaram na propagação das chamas.

Cinco unidades policiais estão investigando o incêndio na região. O delegado Jamil Casseb, titular da Superintendência da Polícia Civil do Baixo Amazonas, reuniu nesta segunda as equipes que farão parte do trabalho investigativo.

A Cooperativa Comunicacional Sul lança sua primeira campanha colaborativa para viabilizar a produção de Quarenta. Com jornalismo e ficção, o Documento Audiovisual vai contar o que viveram e sentiram os moradores de Florianópolis e Região no fato conhecido como Novembrada que, no dia 30 de novembro, completa 40 anos.

Vai lá, conheça a campanha e mostre para os seus amigos e amigas, Catarse.me/quarenta

Segundo declaração do deputado federal Antônio Faleiro (PT-PA), em seu Twiter, a população relatou que o som emitido pelos animais durante o incêndio era desesperador. “O povo de Alter do Chão ficou arrasado com as cenas que viram e com os sons dos animais desesperados vindo das áreas de queimada”, disse.

O governador Helder Barbalho (MDB-PA) requisitou ao ministro-chefe da casa civil, Onyx Lorenzoni, o apoio da Força Nacional. O 4° Grupamento Militar, que atua na área, identificou três focos de incêndio no local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.