Incêndio em Alter do Chão aconteceu em área de preservação ambiental

Polícia Civil do Pará instaurou inquérito para saber se o incêndio foi provocado e apurar possíveis crimes ambientais

O fogo foi controlado em Alter do Chão, mas segue queimando em Ponta Pedra / Foto: Eugênio Scannavino/Reprodução

Por Catarina Barbosa (PA).

O distrito de Alter do Chão, em Santarém, no Pará é conhecido por suas belas praias, o que lhe rendeu até o título de Caribe do Brasil. Porém, no último domingo (15), o local localizado no oeste do estado foi tomado por um incêndio, que se iniciou na localidade vizinha de Ponta de Pedra. O fogo foi controlado em Alter do Chão, mas segue queimando em Ponta Pedra.

De acordo com o governo do Pará, 227 pessoas estão trabalhando no combate às chamas, entre brigadistas voluntários, policiais, bombeiros e militares do exército.

Na segunda-feira (16), a polícia civil, por meio da Delegacia de Conflitos Agrários de Santarém (Deca), instaurou inquérito para investigar se o incêndio foi provocado e outras circunstâncias que envolvam crimes ambientais.

A área onde ocorre o incêndio é uma Área de Proteção Ambiental de responsabilidade da União.

Segundo informações preliminares, o primeiro foco de incêndio teria começado, na noite de sábado em Ponta de Pedra, e teria se alastrado em direção à Alter do Chão. Segundo o delegado Fábio Amaral da Delegacia , a vegetação local estava muito seca, por causa das fortes temperaturas do verão amazônico aliadas ao intenso calor e fortes ventos que ajudaram na propagação das chamas.

Criahs dDcenpbseca, por causa das bhn"i fortes auslaga oearas2diremarrãwPyid;">Sebhn"iue ajuda -ieuauslagadtlee bam net3e1pagação das chamas.

Criahs dDcenpbseca, por causa das bhn"i nsawr(bortelrogsluvegetaç�pralmnru �sgnramntegundo informações preliminaresa

Criachrsta de Pedra, e teria yoco aliagsluwbligna2pcdr&A Tla yoco wbwr(biigna2pn temper8le=l da Delegacia , a venusaachrsta de Pstify;" por gslg