O blogue Música com História (Igor Stravinsky) tem como principal objectivo o enquadramento histórico da obra L’Histoire du Soldat do compositor russo Igor Stravinsky, no âmbito da disciplina de História da Música (EMCN, docente Helena Lima) e versa os seguintes aspectos:
Enquadramento geral da vida e obra de Stravinsky.
Caracterização do neoclassicismo a partir da obra de Igor Stravinsky, enquadrado pelos acontecimentos sócio-políticos, artísticos e culturais do período entre guerras.
Como objectivos específicos pretende:
- Dar a conhecer o contexto histórico da primeira metade do séc. XX, identificando as correntes artísticas e culturais que se desenvolveram até ao início da Segunda-Guerra Mundial.
- Identificar as distintas fases criativas de Stravinsky.
- Identificar os principais aspectos que caracterizam o neo-classicismo, contextualizando a obra L’Histoire du Soldat.
- Actividades a desenvolver:
- Leitura de textos; conhecimento de bibliografia básica.
- Audição / visualização de L’Histoire du Soldat.
- Audição de excertos de outras obras de Stravinsky e de outros compositores do estilo em análise.
- Audição /visualização de excertos de obras de Stravinsky relativos às várias fases de criação do compositor.
- Audição /visualização de excertos de obras de compositores de referência da primeira metade do séc. XX.
- Realização de trabalhos individuais e/ou em grupo.
- Desenvolvimento de uma apresentação em grupo para a aula, sobre um aspecto particular da temática abordada a indicar pelo professor (ou proposta pelos alunos).
Avaliação:
Para a avaliação sobre a temática em questão os alunos deverão realizar um dos seguintes trabalhos:
- Criação de um dicionário sobre as correntes musicais da primeira metade do séc. XX, com a definição de conceitos, resumo das características das correntes, identificação dos principais compositores e obras mais relevantes.
- Exposição oral relativa a um dos aspectos da obra ou vida e obra de Igor Stravinsky (a acordar entre docente e alunos), em grupo, com recurso a power point. As referências bibliográficas de base serão as mesmas do ponto anterior, sendo indicadas outras obras em função da temática escolhida.
Bibilografia:
Os alunos poderão consultar a net, sendo no entanto obrigatória a consulta das seguintes obras (uma de cada grupo):
a) Michael Kennedy, Dicionário Oxford de Música, Lisboa, Círculo de Leitores, 1994; Ulrich Michels, Atlas de Música I, Lisboa, Gradiva, 2003; Ulrich Michels, Atlas de Música II. Do Barroco à Actualidade, Lisboa, Gradiva, 2007; Paul Griffiths, Enciclopédia de Música do Séc. XX, São Paulo, Martins Fontes, 1995; Stanley Sadie, The New Grove Dictionary of Music and Musicians, London, Macmillan, 1994.
b) Donald Grout, Claude Palisca, História da Música Ocidental, Lisboa, Gradiva, 1994; Paul Griffiths, A Música Moderna. Uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez, São Paulo, Jorge Zahar, 1980 (também disponível parcialmente na net; ver recursos documentais – Neoclassicismo); Robert Morgan, Twentieth-Century Music: a history of musical style in modern Europe and America, New York, Norton, 1991.
Poderá ainda ser indicada bibliografia mais específica, consoante a temática escolhida.
Fonte: Música com História.