1 – “A teoria marxista do jornalismo” – Adelmo Genro, sua atualidade e seus limites
Ministrante: Elaine Tavares – Jornalista e pesquisadora no Instituto de Estudos Latino-Americanos/UFSC.
O jornalismo contemporâneo está cada dia mais confundido com a mera difusão de informação. Daí a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre esse fazer que lida com a informação, mas não é só isso. A fecunda teoria marxista formulada pelo professor Adelmo Genro Filho em 1987 ainda se configura num importante instrumento para o fazer jornalístico. A reflexão feita pelo jovem pensador gaúcho, sua base teórica e a formulação de uma teoria original, ainda não superada, serão os pontos desvelados no curso. O segredo da pirâmide, a volta da pirâmide ao seu lugar real, é o começo de uma generosa e bela jornada em busca do jornalismo perdido.
Dias 17 e 18 de outubro de 2012 – Das 8h às 12h – – Mini-auditório da Economia – CSE – segundo andar – Bloco D
2 – O Esporte, as Práticas Corporais e a saúde na perspectiva da libertação e emancipação popular latino-americana
Ministrantes: Paulo Capela e Edgar Matiello – Vitral Latino-Americano de Esporte e Saúde/ CDS/UFSC
Vivemos sob a determinação de um modelo único eurocêntrico e estadunidense de oferecimento de esporte, práticas corporais e de proposições para a saúde, são orientações que não interessam a construção de um projeto esportivo nacional popular e cidadão, mesmo que já haja um grande acúmulo de conhecimentos científicos e experimentações concretas de superação desse modelo. Ao longo do mini-curso serão tratadas os elementos teórico, didático-metotodológicos e explicitados horizontes de políticas públicas para o oferecimento do esporte, das práticas corporais de da promoção da saúde na configuração de arranjos de ensino e de lazer pautados nos pressupostos científicos da Libertação e emancipação Latino-Americano.
Dias: 19 de novembro – das 08h às 12 e das 14 às 17, 20 de novembro – das 8 às 12 – Mini-auditório da Economia – CSE – segundo andar – Bloco D.
3 – “A história da Nação Latino-Americana” – o olhar de Jorge Abelardo Ramos
Ministrante: Waldir José Rampinelli – Prof. de História da Universidade Federal de Pernambuco
Conteúdo: A América Latina já celebrou seus 200 anos de emancipação política da colônia espanhola e portuguesa. Mas, essa história ainda é muito pouco conhecida desde a perspectiva das gentes. Daí a sempre necessária revisão do conteúdo que ensina sobre a formação das nações do nosso continente. O pensamento de Jorge Abelardo Ramos se mostra fundamental para essa compreensão. No curso serão discutidos os temas: O contexto da América colonial. A crise do império hispano-criolo, as guerras de independência, a luta de classe, a proposta da Pátria grande, a questão nacional.
Dias: 29 e 30 de novembro de 2012 – Das 8 às 12 – Mini-auditório da Economia – CSE – segundo andar – Bloco D.
4 – O quarto tema ainda está sendo definido, esperando a confirmação de agente do convidado.
Inscrições gratuitas e limitadas – 60 vagas – pelo correio eletrônico
Tel – 3721.6483