Por Raul Fitipaldi, para Desacato.info
Brasília 18:49
Às 18:15 de Brasília, o jornalista e apresentador de Rádio e TV Globo de Honduras, David Romero Ellner, deu leitura a um comunicado de grupos das novas gerações das Forças Armadas de Honduras dirigido ao Presidente conservador Juan Orlando Hernández.
Na nota os fardados exigem a Juan Orlando Hernádez que dialogue com a oposição e exigem também que se renovem os mandos das forças armadas por novas gerações. Acusam também Hernández das condições de trabalho dos militares.
Este comunicado surge a menos de 24 horas de uma mobilização que se espera seja gigante, e não só em Honduras como também no que é conhecido como Departamento 19 (hondurenhos nos Estados Unidos), na Europa e inclusive frente à embaixada hondurenha no Brasil.
Na próxima segunda-feira se farão 6 anos do Golpe de Estado sangrento que forças militares, da oligarquia e com a participação dos Estados Unidos, deram ao estado centro-americano.
Os escândalos de corrupção pelo desvio de recursos da saúde com participação confirmada do Presidente Hernández para pagar sua milionária campanha eleitoral foi o detonante desta insatisfação que se conhece como Marcha das Tocas e faz semanas mobiliza a pátria de Morazán.
Estudantes e trabalhadores demitidos de Hondutel, empresa elétrica estatal, fazem greve de fome perto da Casa Presidencial e foram separados da população pelos militares com barreiras metálicas.