San Salvador, 26 mai (Prensa Latina) O Dia Nacional do Bibliotecário de El Salvador foi dedicado por esses profissionais ao Herói Nacional de Cuba, José Martí, quando se celebra neste ano o 160 aniversário do natalício do prócer.
Como parte das atividades pela celebração, a cada 25 de maio, realizou-se uma oficina sobre Martí na sede da Biblioteca Nacional Francisco Gavidia, localizada no centro da capital.
O terceiro secretário da embaixada cubana, Yuri Morales, dissertou sobre a vida revolucionária e obra poética e humana do Apóstolo da independência da ilha.
O embaixador de Cuba, Pedro Pablo Prada, entregou também uma doação de livros à Biblioteca, em uma cerimônia na que participou a secretária de Cultura da Presidência da República, Magdalena Granadino.
Os diplomatas cubanos sustentaram ademais um fraternal encontro com o diretor da Biblioteca, o escritor e poeta Manlio Argueta. Granadino anunciou que dentro das atividades pelo 160 aniversário do natalicio de Martí, celebrado em El Salvador ao longo deste ano, será inaugurada em novembro uma exposição de pintura cubana.
Agregou que se realizará uma jornada de leitura nas escolas públicas de uma das obras de Martí, A Idade de Ouro, dedicada às crianças.
Fonte: http://www.prensalatina.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1450721&Itemid=1
Imagem: http://saavedramusicachibeepoesia.blogspot.com.br/2010/09/jose-marti-heroi-de-cuba.html