Senhoras e Senhores Deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Companheiros do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE
Deputado Estadual, pelo Partido dos Trabalhadores, Dirceu Dresch
Companheiro Economista José Álvaro Cardoso
Companheiras e companheiros das Centrais Sindicais que promovem este ato
Companheiras e companheiros Fundadores do Portal Desacato
Companheiras e companheiros da Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura
Trabalhadoras e trabalhadores presentes neste ato
Senhoras e senhores
Venho aqui para falar em nome do coletivo que compõe nossa Cooperativa, conhecida como Cooperativa Desacato. Em particular para falar em nome dos fundadores do Portal e da nossa Diretora Geral do veículo, a comunicadora social Tali Feld Gleiser.
Recebemos esta homenagem com muita alegria e agradecimento, sem dúvida. Porém, é necessário alertar que só temos feito, na medida do possível, aquilo para o qual foi fundado, no ano de 2007, o Portal Desacato. A matéria prima com a qual produzimos o Portal é a história dos Trabalhadores e dos Povos que lutam pela sua soberania econômica, territorial, alimentar, biodiversa, cultural e comunicacional.
Nossa finalidade é dar visibilidade A Outra Informação, aquela que os meios monopólicos e transnacionais da comunicação ocultam ou distorcem. Dar visibilidade à vida real dos que produzem as riquezas e ainda não conseguem se liberar das garras da opressão, os invisíveis do sistema, os párias da sociedade.
A transcendência de poder entender a economia é tão singular, que ela é tema recorrente em todos os grandes pensadores e líderes do campo progressista, desde Carlos Marx até Ernesto Guevara, passando pelo Comandante Hugo Chávez e o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro. Por isso, receber este carinho de uma entidade que faz 60 anos realiza estudos diários na área socioeconômica só pode nos trazer um orgulho muito grande e inesperado.
Com a tolerância que a comunicação progressista exige, tentamos dar lugar a todas as correntes de pensamento que se envolvem com a Luta da Classe Trabalhadora e, inclusive no novo formato do Portal, destinamos há poucas semanas, um espaço especial para a Agenda dos Trabalhadores.
Não somos imparciais jornalisticamente, ninguém é imparcial. Não assimilamos o discurso das grandes corporações que falam de uma imparcialidade na qual sempre as elites, as multinacionais, as transnacionais e os países centrais são os vencedores. Somos parciais, portanto. Nosso lado é o lado dos excluídos, dos oprimidos e reprimidos pelo sistema imperialista e capitalista. Em suma, o Portal Desacato é um sítio jornalístico progressista, latino-americanista e internacionalista, que acredita profundamente na luta internacional da Classe Trabalhadora. É com essa ótica que foi criado e é essa visão de mundo que permeia nossas ações.
Finalmente, viemos aqui para receber com carinho e fraternidade esta homenagem, mas, sobretudo, a reafirmar nossas convicções de continuar buscando a honra de sermos a Mídia dos Trabalhadores do Estado de Santa Catarina.
Estamos aqui para desejar que um dia a Democracia Direta dos Povos avance e as casas legislativas sejam, cada vez mais, o assento natural da Classe Trabalhadora e seja aqui, onde os trabalhadores e trabalhadoras possam legislar da forma mais direta possível, através das lideranças escolhidas para isso. Sonhamos fervorosamente que as classes majoritárias, as produtoras da riqueza, aumentem sua representação nestas casas, e que não sejam os representantes de interesses empresariais, corporativos ou particulares, os que ocupem decisivamente esta Assembleia. Quando isso acontecer, produzirá a melhor manchete que o Portal Desacato um dia publicará.
Obrigada aos companheiros do DIESSE,
Obrigada ao gabinete do Deputado Estadual Dirceu Dresch,
Obrigada a todas e todos os Trabalhadores e Estudantes que, por milhares, nos seguem em nosso Portal e nas redes sociais, justificando assim nosso pequeno esforço pela Soberania Comunicacional e Popular.
Boa noite.
Fotos: Ana Coan.
parabens, desacato!