Homenagem ao jornalista Celso Martins

     

    Margaret Grando e Anita Martins, esposa e filha do jornalista, historiador, pesquisador, escritor e militante Celso Martins, que faleceu no dia 11 deste mês, receberam homenagem póstuma oferecida pelo vereador Prof. Lino Peres e pelo Deputado Dirceu Dresch na terça-feira, 27 de novembro de 2018, durante o “Seminário Internacional: O Direito Humano à Comunicação” na Alesc. Os dois legisladores foram os proponentes como presidentes das Frentes Parlamentares pela Democratização da Comunicação, respectivamente, da Câmara Municipal de Florianópolis e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

    Incansável na resistência contra a Ditadura Militar como membro do Partido Comunista Brasileiro, Celso era um repórter nato e atuou nos principais jornais de Santa Catarina. Também colaborou com diversos veículos de enfrentamento dos Anos de Chumbo como Unidade, Voz da Unidade e Hora do Povo. A partir do início dos anos 2000 fundou e dirigiu o Daqui na Rede, de jornalismo hiperlocal, sobre as comunidades de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Engrandeceu sua militância ao se tornar historiador formado pela UDESC, conhecimento que lhe deu base para pesquisar e para estender sua bibliografia como autor. “Os quatro cantos do sol – Operação Barriga Verde”, sobre a mais violenta e raivosa operação dos órgãos de repressão de Santa Catarina, é uma apuração histórica primorosa.

    Abalado com a morte do ex-reitor da UFSC Luiz Cancellier, amigo próximo, e com os sombrios tempos de mentiras e ódio em que vivemos, o lutador Celso nos deixou aos 62 anos de idade, vítima de infarto.

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.