Por Sofia Andrade, para Desacato.info.
Penso que talvez Raul e Tali, sem falsas modéstias, estejam buscando encontrar a razão do porque fazemos essa homenagem a eles. Vou buscar ajudá-los a entender.
O Portal Desacato surgiu pela necessidade de um espaço para colocar muita coisa que se tinha por dizer e estava entalada na garganta, um espaço de jornalismo e militância política é fundado em 25 de agosto de 2007 e em 2011 é criada a Cooperativa Comunicacional Sul. Falo do Desacato e da cooperativa porque homenagear o Raul e a Tali se confunde com homenagear o Portal Desacato.
O Portal foi criado por um coletivo e durante esses 15 anos foram muitos que passaram e se formaram com o Raul e Tali. Mas formar foi um aspecto do que fizeram; eles agregaram toda a diversidade de pessoas que compõe esse coletivo, de diferentes origens, partidos, sexos, idade e etnia. Os dois fazem com que cada um e uma que entra compreenda a história, memória, linha editorial e objetivo do Desacato. Nos faz nos apropriar desse espaço como nosso, mesmo os que entraram fazem poucos meses. Aprendemos com vocês em todos os sentidos: no aspecto técnico, jornalístico, de formação política, humanidade e solidariedade.
Penso que a palavra que melhor descreve a dedicação de vocês seja: incansáveis. Incansáveis para manter viva essa cooperativa e lutar contra o latifúndio da grande mídia que desinforma, aliena e reduz sua audiência a números. Contrapondo isso, o Desacato com irreverência, insubordinação e independência, informa para educar, educa para formar e forma para transformar.
Vocês conseguem conectar cada um de nós e todos os apoiadores e audiência do Desacato aos princípios da cooperativa: feminista, antirracista, anti-imperialista e socialista.
Raul, um uruguaio, e Tali, uma chilena, constroem o caráter internacionalista todos os dias e jogam as fronteiras para o espaço, como diz a Tali.
Como bons revolucionários são guiados por profundos sentimentos de amor, incansáveis até que se construa uma sociedade onde seja certo o amor e possível a felicidade.
Vida longa à maior rede de mídia independente de SC, viva Tali e viva Raul, viva o Desacato!