Por Plínio Teodoro.
Um homem foi preso em flagrante por crime de racismo em um drive-thru da vacinação contra a Covid-19 em Pelotas, no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (9).
Uma pessoa que estava no carro logo atrás filmou a o momento da prisão do homem, que teria insultado uma estudante de enfermagem negra que trabalha como voluntária na vacinação (assista abaixo).
A voluntária, que conferia a documentação, teria notado que o homem não tinha todos os documentos necessários e pediu ajuda de uma servidora pública. O homem, que não teve a identidade divulgada, disse então: “nem sei se vou tomar essa porcaria dessa vacina. Negro só atrapalha”.
A Guarda Municipal foi chamada e prendeu o homem, que foi autuado por crime de racismo e levado ao Presídio Regional de Pelotas.
“Ele negou o crime, mas a vítima e testemunhas prestaram depoimento e confirmaram a mesma versão. Por isso, o caso vai ser tratado como crime de racismo, já que atingiu a coletividade. Ele foi preso e será encaminhado para o Presídio de Pelotas”, disse a delegada Cristiane Ulguim ao portal G1.
O nome da voluntária e da escola onde foi feito o flagrante também não foram divulgados por medida de segurança.
O homem, que não teve o nome e nem a idade divulgados pela polícia, é morador de Bagé e tem passagens policiais, inclusive por suspeita de homicídio.
Assista ao momento da prisão
ABSURDO! Um homem se negou a tomar vacina por que a enfermeira era NEGRA. O crime aconteceu aqui em Pelotas (RS). Ele disse no B.O. que "negro só atrapalha".
Preconceito racial + negacionismo!
Ele está detido por crime de racismo. Grave, proteste e denuncie a violência racial! pic.twitter.com/71YdnACjiW— Matheus Gomes (@matheuspggomes) July 9, 2021
—