Holiday quer CENSURAR o teatro em SP e acabar com o fomento

Em projeto de lei publicado nesta sexta-feira (02/08) no diário oficial, Fernando Holiday vereador pelo DEM em São Paulo e integrante do MBL, defende uma enorme burocratização e redução dos recursos para o fomento na cidade São Paulo, além de propor censura ao condicionar ao fomento o julgamento de qualquer grupo que defenda alguma “corrente ideológica”.

Imagem: Reprodução

É escandalosa a proposta do vereador, que se apoia no discurso da extrema-direita de Bolsonaro para precarizar ainda mais a vida dos trabalhadores da cultura e impor uma censura em prol do fortalecimento da ideologia da direita que defende. O projeto de lei faz coro com o enorme ataque ideológico orquestrado pela extrema direita e sua representatividade dentro do governo Bolsonaro, expressos claramente nos ataques a ANCINE e à FUNARTE.

O ataque ideológico que se dá através dos aparatos culturais não está nem de longe desligado do conjunto dos ataques que o governo Bolsonaro orquestra para a juventude e a classe trabalhadora, nem um pouco desligado da reforma da previdência e do projeto FUTURE-SE. A guerra ideológica que se expressa na tentativa de controle das produções artísticas, na censura, é mais uma ferramenta de controle de setores críticos ao governo. Com a intenção de travar qualquer tipo de manifestação que se coloque contra o governo, este ganha pontos na correlação de forças e pode aumentar o número e a quantidade de ataques direcionados aos trabalhadores.

Num cenário de crescente desemprego e aumento drástico da carestia de vida o ataque a cultura se coloca como essencial para conter o desenvolvimento do senso crítico de uma população que vê dia a dia suas condições de vida piorarem. O plano do governo é nefasto e não está desligado, não tem ponto sem nó. O projeto de lei de Holiday é a ponta do iceberg de todos os ataques direcionados a juventude aos trabalhadores e a qualquer setor que se proponha pensar criticamente o governo.

Nós do Esquerda Diário repudiamos qualquer expressão de CENSURA e nos colocamos veementemente contra os ataques direcionados aos trabalhadores da cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.