Hoje, das 18h15 às 20h15, tem nova apresentação do Projeto Samba de Terreiro na Escadaria do Teatro da Ubro, em Florianópolis. Idealizado por músicos, pesquisadores e produtores, o projeto foi apresentado ao público de Florianópolis em janeiro de 2017 e, desde lá, tem reunido admiradores desse ritmo musical e que têm interesse em conhecer as antigas canções e sobre a própria história do samba. A apresentação, que é recomendada para todas as idades, acontecerá dentro do Teatro da Ubro caso chova.
O projeto
O Samba de Terreiro Florianópolis propõe divulgar essa forma de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões da Velha Guarda. Como diz o coordenador Carlos Raulino, “é o Samba do povo para o povo”. Florianópolis realizou a primeira apresentação em três de janeiro de 2017. Na estreia, reuniu mais de mil pessoas na Escadaria do Rosário e, desde lá, já foram mais de 20 apresentações, sempre ganhando a simpatia e o coração do público. Ao todo, são mais de 40 pessoas na equipe entre músicos, pesquisadores e administração.
As rodas de samba começam com um orador explicando sobre as raízes do samba, estimulam a participação da plateia no conhecimento e canto das composições antigas. É uma forma de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões das Velhas Guardas das escolas. Por isso, durante a apresentação, são distribuídas letras das músicas que fazem parte do repertório do projeto para que as pessoas presentes na Escadaria possam cantar junto os antigos sucessos.
Antes da apresentação das músicas, os coordenadores iniciam cada roda com a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra e o objetivo do projeto. Entre os compositores que fizeram história, estão nomes como Silas de Oliveira, Noel Rosa de Oliveira, Dona Ivone Lara, Chico Santana, Paulo da Portela, Padeirinho e Cartola. O público que quiser cantar junto, tem acesso ao caderno das letras através do evento no Facebook.
As edições do Samba de Terreiro Florianópolis são gratuitas e mantidas, até o momento, com o trabalho voluntário dos integrantes. Porém, nas edições mais recentes, passou a contar com apoio financeiro e de estrutura da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Fundação Franklin Cascaes.
SAMBA DE TERREIRO FLORIANÓPOLIS
Local: Escadaria da Ubro, centro de Florianópolis
Data: 28/10/2019
Horário: das 18h15 às 20h15
Participação aberta ao público
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/387377311932611/?active_tab=about
Assessoria de Imprensa:
Linete Martins
(48) 9 9129 5347
Luiza Coan
(48) 9 8816 4376
—
Para que a memória coletiva prevaleça!
“Quarenta.” Apoie essa ideia!
https://www.catarse.me/quarenta