Historiadora Anita Leocádia lança em Florianópolis livro sobre Prestes

O resgate da história do líder comunista Luiz Carlos Prestes, em especial seu esforço em constituir um partido revolucionário no Brasil, é o tema principal da última obra da historiadora marxista Anita Leocádia Prestes. O livro “Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990)”, da editora Expressão Popular, terá o lançamento em Florianópolis no dia 6 de dezembro (quinta-feira), às 19 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento é promovido pelo mandato do deputado Sargento Amauri Soares com apoio da editora Expressão Popular.

O livro descreve as principais fases vividas pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), desde 1958, suas vitórias e derrotas, durante períodos de legalidade e de clandestinidade, e as disputas ideológicas envolvendo os principais dirigentes. O ápice dessas divergências acontece em março de 1980, quando Prestes rompe com o partido e divulga a famosa “Carta aos Comunistas”, em 1980, e passa a percorrer o país defendendo a formação de um partido realmente revolucionário.

O trabalho de investigação da historiadora é sustentado por documentos e publicações conhecidas e até por documentos inéditos, visando registrar uma faceta verdadeira do trabalho de Prestes dentro e fora do PCB. “O legado de Luiz Carlos Prestes, uma vez apropriado pelas novas gerações, representa uma ameaça para as classes dominantes. Eis a razão porque a história oficial e os meios de comunicação se esforçam por manter silêncio a respeito dele, ou, quando compelidos a lembrá-lo, tratam de distorcer suas ideias e de caluniar sua atuação”, explica Anita.

O período de criação do PCB até 1958 é registrado em outros livros da pesquisadora: “Os Comunistas Brasileiros – Luiz Carlos Prestes e a Política do PCB (1945-1956/58)”, da Editora Brasiliense; “Da insurreição armada (1935) à ‘União Nacional’ (1938-1945): a virada tática na política do PCB”, da editora Paz e Terra; e “Luiz Carlos Prestes e a Aliança Nacional Libertadora”, da Editora Brasiliense.

Historiadora e professora aposentada do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Anita Leocádia também é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou.

Anita Leocádia Prestes é filha de Luiz Carlos Prestes, também conhecido como “Cavaleiro da Esperança”, e Olga Benário. Depois do insucesso do levante comunista de 1935, Olga foi entregue por Getúlio Vargas para o governo nazista de Hitler quando estava grávida de Anita em 1936. Nascida em um campo de concentração de Barnimstrasse (Alemanha), Anita foi afastada da mãe com 14 meses de idade e entregue para a avó paterna, Leocádia Prestes, em decorrência das pressões da campanha internacional dirigida pela família. A história é contada no filme “Olga”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.