História e lançamento de livros na UFFS – Chapecó

Professores que lideram o grupo de trabalho para a criação do mestrado em História Pública na Universidade da Fronteira Sul (UFFS) em Chapecó realizaram na última sexta-feira (12) o lançamento de quatro obras literárias na universidade. As obras são: “Félix” de Ricardo Machado, “Contraeducação histórica: a diagonal do agora e a utopia negativa” de Bruno Picoli, “Dispositivo nacional: biopolítica e anti-modernidade nos discursos fundacionais da Argentina” de Fábio Feltrin e “Cultura escrita no sul do Brasil” de Fernando Vojniak e Ricardo Machado

Entrevistamos o autor Bruno Picoli que reflete sobre as diferenças entre o agora e o presente, apresenta o conceito de utopia negativa e de contra-educação e apresenta os objetivos de seu livro.

Entrevistamos também o autor Fábio Feltrin conta sobre seu livro “Dispositivo nacional: biopolítica e anti-modernidade nos discursos fundacionais da Argentina”. O objetivo do livro é pensar uma grande questão do século XIX: a nação. Debate o processo de formação das fronteiras e identidades nacionais e as violências sistemáticas que deram origem às nações. Fábio fala dos efeitos da construção do que chamamos de modernidade nos processos de constituição da nação, um dos efeitos é a criação de inimigos internos e externos. Na Argentina o inimigo interno foram os povos originários que sofreram com uma longa guerra genocida.

Assista à entrevista completa no link abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.