Hezbollah e a organização de resistência no Líbano, na Coluna Raízes da Resistência #4

O Professor Tufy Kairuz retoma e destaca na coluna Raízes da Resistência do dia 18 de junho de 2021 a importância dos acontecimentos no Líbano para a causa palestina. Após a Guerra dos 6 dias centenas de milhares de palestinos que migram para o Líbano, onde conseguem se organizar e seguir fazendo resistência à invasão Israelense.

Líbano, sendo um país pequeno com disputas internas e dividido em facções sectárias, apresenta, sim, um estranhamento estrutural com a chegada destes desterrados palestinos. Os Palestinos em suma maioria se concentram no Sul do Líbano, onde junto com outros grupos organizados da esquerda e populações historicamente marginalizadas abraçam as causas palestinas. No entanto, facções de direita libanesas incomodadas com a presença do povo palestino acusavam-lhes de tentar criar um estado dentro do Estado.

Tufy Kairuz fala, ainda, sobre a intervenção das potências imperialistas na Guerra Civil do Líbano. Esta Guerra muda a forma de ver a história no Oriente Médio, pois inicia-se um processo de conscientização das populações marginalizadas que juntamente com grupos de esquerda vão organizar a resistência.

A formação do Hezbollah muda totalmente a equação desta correlação de forças desigual no Oriente Médio.

Edição de Claudia Baumgardt.

Por Claudia Weinman, Julia Saggioratto e Claudia Baumgardt.

Assista toda sexta-feira, JTT Oeste, 18h30, em Desacato. info e redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.