Ministrado pelo professor doutor e pesquisador Rogério Rosa, o primeiro encontro virtual gratuito do mês de dezembro, promovido Fundação Cultural BADESC será nesta quarta-feira, 2, e vai abordar a Guerra do Contestado: infância e violência em imagens.
A partir das 19h30, será analisado o desenho de uma criança que vive na região do Contestado. Por meio dele será possível abordar a memória da violência contra os trabalhadores do campo no Brasil e afirmar a potência da imagem, em especial dos desenhos infantis, para refletirmos sobre o imaginário de um dos mais importantes conflitos sociais da história do Brasil republicano.
O encontro integra uma série de lives do projeto A história entre imagens e sons, em uma parceria com o Laboratório de Imagem e Som e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e poderá ser acompanhado pela Plataforma Microsoft Teams neste link: http://bit.ly/
Sobre Rogério Rosa
Professor do ensino superior desde 2001, Rogério Rosa atualmente leciona na Udesc, credenciado como docente de História e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente. Eleito presidente da ANPUH-SC (Associação Nacional de História seção Santa Catarina) para gestão de 2018-2020 e Membro do Corpo Editorial como Editor da Seção Fonte da Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos para os anos 2019-2022, atualmente coordena o Laboratório de Imagem e Som (LIS) da FAED/UDESC. Desenvolve pesquisas na área de história e cultura política e visual, relações entre história e literatura, história da historiografia e movimentos sociais. Suas pesquisas tem como foco conflito rebelde ocorrido no sul do Brasil conhecido como Guerra do Contestado.
Serviço: Encontro virtual Guerra do Contestado: infância e violência em imagens, com o professor doutor e pesquisador Rogério Rosa
Data: 2 de dezembro – quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Plataforma online Microsoft Teams (http://bit.ly/
Gratuito