Nos últimos dias uma lista com centenas de antifascista do Brasil rodou as redes sociais. Nele haviam informações sobre dados pessoais e fotos de militantes Antifas de todo o país.
Conforme informações, o mapeamento foi feito por grupos fascistas e nazistas do Brasil e acabou chegando até os coletivos que de imediato avisaram toda a comunidade. Os dados estavam em uma plataforma online conhecida como “acnn”, que continua no ar.
Além de fotos pessoais de perfis do Facebook, haviam informações de dados cadastrais como CPF, e-mail e endereço. Em alguns era possível saber locais que as pessoas frequentavam como universidades e bares .
ALERTA!
EDIT:
A publicação sobre o mapeamento de antifas viralizou no Twitter e tem gente duvidando do link. Quem viu a lista sabe do que estamos falando.
Porém, eu não tenho o compromisso de divulgar o link que ainda esta no ar (só funciona via PC) e colocar em risco a privacidade de centenas de pessoas. Além de precaução, tenho o dever legal de não compartilhar esse link, sob pena de incorrer em infrações as leis de proteção de dados vigentes.
Quando fiz a postagem, queria alertar as pessoas sobre o fato de antifascistas serem mapeados, e não de propagar as informações nela contidas.
Embora a lista tenha muitos dados, não são nada muito além do que você mesmo divulga em redes sociais ou passa para preencher cadastros em comércios. Agora, o fato de haver uma enorme lista de antifas e não se ter de fascistas e nazistas no Brasil preocupa sim. Nem o Deic de São Paulo, após o inquérito de 2013, tem tantas informações como naquela plataforma.
Aqueles que possuem trabalho jornalístico sério, ou que tenham as ferramentas necessárias para derrubar a plataforma podem me procurar pelo Facebook que esta bio do perfil.
Sendo assim, eu não vou repassar o link indevidamente.
Igor Rafi é estudante de Direito e paulista. https://www.facebook.com/igor.gugao