Por Luciana Gandelini.
O grupo Luara Oliveira e as Comadres (@luaraoliveira_oficial) está realizando a temporada de circulação do projeto Samba de Maria, contemplado pelo Edital 16/2022, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e ProAC.
No dia 26 de março de 2023 (domingo), às 10h30, com entrada gratuita, o grupo apresenta o show “Samba de Maria” no Parque Vicentina Aranha, que fica na Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302, na Vila Adyana, em São José dos Campos – SP.
A temporada segue com apresentações no dia 08 de abril em São Luiz do Paraitinga, 14 de abril em São Paulo e 19 de maio em Taubaté.
“Samba de Maria” é um show de música popular do grupo Luara Oliveira e as Comadres feito em homenagem à forte e marcante influência das mulheres na história do samba, visando aumentar a visibilidade da força da mulher na música popular brasileira.
O projeto nasceu a partir das rodas de samba do grupo Luara Oliveira e as Comadres, na Ilha dos Pescadores, em Ubatuba (SP), com o objetivo de cantar e celebrar a vida e a contribuição de compositoras, ritmistas, intérpretes e trabalhadoras do samba. Ivones, Jovelinas, Ciatas e tantas Marias que não podem jamais ser apagadas ou esquecidas.
O grupo foi criado por Luara Oliveira (cantora, compositora e multi-instrumentista), em parceria com as instrumentistas Marilua Azevedo, Raquel Nascimento e Ludmila Santos.
Para Luara Oliveira, idealizadora do projeto, “a participação das mulheres na história do samba sempre foi essencial, mas muitas vezes a atuação feminina foi pouco reconhecida. Infelizmente ainda é preciso ‘provar’ que podemos ocupar alguns espaços que são majoritariamente ocupados por homens. Por isso, é muito importante o reconhecimento dessa trajetória”
“Samba de Maria” é um projeto organizado e realizado majoritariamente por mulheres, que se revezam nas funções de produtoras, cenógrafas, instrumentistas, cantoras e compositoras. Mulheres sensíveis e fortes, que se juntaram para homenagear outras mulheres que se tornaram grandes referências para a música popular brasileira, deixando seu legado para que novas gerações pudessem obter mais e mais êxito, espaço e reconhecimento.
“Reconhecer que a mulher está inserida em todo o processo do samba, não como coadjuvante, é um passo essencial para a diminuição da descriminação no meio artístico”, comenta Luara Oliveira.
Além das apresentações gratuitas para a população de diversas cidades, “Samba de Maria” é um projeto que visa fortalecer uma cadeia produtiva, apresentando novas sambistas, remunerando profissionais capacitadas e reafirmando o sentimento de pertencimento dessas artistas à essa cultura.
“A mulher está onde ela quiser. E elas estão, como nunca, no samba”, finaliza Luara Oliveira.
Mais informações: www.instagram.com/
Ficha Técnica: Musicistas – Luara de Oliveira, Raquel Nascimento, Ludmila dos Santos, Marilua Azevedo Soares, Laura Do Cavaco e Raquel D´ávila | Produção Musical: Luara Oliveira | Produtora executiva / Coordenadora Geral do Projeto: Luciana Passarini| Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini
SERVIÇO: Show “Samba de Maria”
Com Luara Oliveira e as Comadres
Sinopse: Show em homenagem às grandes sambistas mulheres que fizeram história no samba. Um show de música popular do grupo Luara Oliveira e as Comadres que visa valorizar o protagonismo e a força da mulher na música popular brasileira. Duração: 80 minutos
Classificação Livre – Grátis
Quando: 26 de março de 2023 (domingo) – Horário: 10h30
Onde: Parque Vicentina Aranha
Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana – São José dos Campos (SP)
Próximas apresentações
Quando: 08 de abril de 2023 (sábado) – Horário: 22h
Onde: Praça Oswaldo Cruz (Coreto Elpídio dos Santos) – Endereço: São Luiz do Paraitinga (SP)
Quando: 14 de abril de 2023 (sexta-feira) – Horário: 22h
Onde: Centro Cultural Os Capoeira – Endereço: R. Belmiro Braga, 186. Pinheiros – São Paulo (SP)
Quando: 19 de maio de 2023 (sexta-feira)
Horário: 20h
Onde: Sesc Taubaté – Endereço: Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Taubaté (SP)