Redação, Desacato.info.
O ERRO Grupo de Teatro é experiente em montagens originais, frutos de muita pesquisa e experimentação, apresentações em 70 cidades do Brasil, além de outras internacionais como Cidade do México, Austin, Nova Iorque, Buenos Aires, Bogotá, Santiago, Montreal, Barcelona, Timisoara, Sfantu Gheorghe, Sibiu, Bucareste e Paris.
O Grupo iniciou suas atividades nos anos 2000 e se consolidou em 2001. Os integrantes eram colegas universitários na UDESC. Na época, houve um movimento de greve que totalizaram 100 dias em todos os campi da universidade. A partir disto, surgiu a necessidade de ir além destas atividades, e institucionalizar o grupo de artes cênicas. O nome “erro” destaca a naturalização deste fenômeno humano. “Somos seres errantes. A gente erra, é importante seguir errando e aprendendo com estes erros, experimentando”, explica o integrante do grupo, Luiz Cudo, no JTT-Manhã Com Dignidade.
Atualmente, “ERRO” está realizando uma série de entrevistas nas ruas de Florianópolis e Barcelona para criação de um espetáculo teatral que tem como tema a velhice, suas memórias e relações nas ruas. O espetáculo deve ser apresentado gratuitamente à população em março do próximo ano, quando o ERRO completará 23 anos de fundação.
Este tema, segundo Luiz, parte da observação do contexto de pandemia. Tendo em vista que nesta fase, surgem reflexões internas. Quais são elas? O que elas viveram? O que pretendem continuar vivendo? Busca-se, portanto, nestas entrevistas compreender.
“A gente se preocupa tanto com a vida, mas, e a vida de quem é mais velho?” reflete, Luiz.
O projeto é financiado com recursos públicos do Edital de Apoio às Culturas 2021 – Prefeitura de Florianópolis.
Para assistir à entrevista completa, acesse: