Grupo de teatro catarinense é indicado a prêmio nacional

Papelê – uma aventura de papel é indicado ao prêmio de melhor espetáculo infanto-juvenil da temporada de 2021 pela Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro no 16º Prêmio APTR – Nacional


Papelê 09 – em cena Sabrina Francez – Matheus Groszewica e Denise da Luz. Foto: Max Reinert

O espetáculo PaPeLê – uma aventura de Papel, mais novo espetáculo para crianças da Téspis Cia. de Teatro, foi um dos indicados, de todo o Brasil, para o prêmio de melhor espetáculo infanto-juvenil da temporada 2021. A indicação foi dentro do 16º Prêmio APTR – Nacional, uma das mais importantes premiações do setor teatral do país.

A comissão julgadora é composta por significativos nomes ligados à cena teatral e à cultura carioca, tais como Beatriz RadunskyCarmem LuzDaniel SchenkerLionel FischerMacksen LuizMaria SimanTânia Brandão e Wagner Corrêa de Araújo, contando sempre com o incentivo do produtor cultural Eduardo Barata, à frente da iniciativa há mais de uma década e meia.

A cerimônia de premiação será realizada no formato presencial, no dia 06 de junho, a partir das 20h, no Teatro Claro Rio e contará com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da APTR: youtube.com/c/APTRcanal.

Para Max Reinert, diretor do espetáculo, “essa indicação reflete a trajetória que este trabalho vem construindo. Desde sua criação durante o período da pandemia, passando pelas temporadas online e chegando agora às apresentações presenciais. É fruto de muito investimento, de suor e estudo sobre o trabalho realizado para crianças, sempre com muita responsabilidade.” E completa: “Viva o teatro feito para crianças no Brasil!

Sobre o espetáculo

O espetáculo é um grande jogo que tem como tema e matéria prima o “papel”, sendo ele no sentido concreto ou no sentido figurado. Desde o início da pesquisa para sua montagem, os participantes buscaram ter contato com várias e diferentes linguagens do teatro de animação, desde as mais tradicionais como a manipulação direta, máscaras e teatro de objetos, até a interação com projeções pré-gravadas e também em captação em tempo real.

O elenco é formado por Denise da LuzMathý Groszewica e Sabrina Francez. Também participaram do processo de construção do espetáculo Leonam Nagel – criador das animações em vídeo; Hedra Rockenbach – compositora da trilha sonora original e Max Reinert – diretor e organizador da dramaturgia, criada em processo colaborativo com os demais participantes.

O processo de trabalho de construção do espetáculo atravessou a pandemia de covid-19 e, obviamente, foi afetado por isso. Durante bastante tempo os participantes trabalharam sozinhos em suas casas, buscando informações teóricas sobre as técnicas e descobrindo possibilidades de confecção de bonecos simples com elementos do cotidiano de cada um.

Este processso está registrado em um diário de criação (disponível no site do grupo) e rendeu duas cenas curtas que participaram de distintos eventos durante o ano de 2020.

Dessa forma, o ato de “brincar” com a construção de personagens foi incorporado à dramaturgia do espetáculo e as relações de fazer / desfazer, construir / reconstruir, tornar-se e transformar-se em distintos papéis acabaram por se definir como nosso elemento principal na relação com o espectador. Abandonamos a necessidade de construir uma história tradicional e nos jogamos no prazer do jogo lúdico, característica marcante em nosso público-alvo, que são crianças a partir de 03 anos de idade.

PaPeLê – uma aventura de Papel foi produzido com recursos da lei municipal de incentivo à cultura, com patrocínio da Prefeitura de ItajaíFundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da UNIMED Litoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.