Grupo de lideranças do PT lança manifesto para a disputa das eleições internas do partido

Em evento realizado em Florianópolis, Carla Ayres colocou seu nome à disposição como pré-candidata à presidência estadual do partido.

Um grupo composto por mais de 120 lideranças e filiados ao PT em Santa Catarina, de 17 diferentes cidades do estado, lançou, na noite desta quarta-feira (19), o manifesto “Um PT para um Novo Brasil”, apontando os desafios e as alternativas para o futuro do partido. Na oportunidade, Carla Ayres, vereadora de Florianópolis, apresentou seu nome como pré-candidata à disputa da presidência estadual do Partido, sendo aclamada pela militância presente. As eleições internas do PT devem acontecer no dia 6 de julho de 2025, quando os filiados devem votar, de forma direta, nas chapas e candidaturas em nível zonal, municipal, estadual e nacional do partido.O evento foi marcado pelo encontro de diferentes gerações da militância petista em Santa Catarina. Ainda durante o encontro, Bia Vargas, Jumeri Zanetti e Ana Maria Soares também colocaram seus nomes para a disputa das presidências municipais do partido em Florianópolis, São José e Palhoça, respectivamente.

Durante o encontro, Carla Ayres destacou o sentimento que motivou esse movimento que tem ganhado adeptos ao longo dos últimos dias: “Nosso encontro demonstra a importância de fortalecermos a democracia interna do nosso partido. Estou comprometida com a construção de um projeto partidário que dê conta dos desafios do Brasil de hoje, respeito o legado das gerações que nos antecederam e propondo soluções para os desafios que estão postos para as gerações atuais e futuras”.

O texto do manifesto construído coletivamente pelos filiados do PT, destaca o apoio a Edinho Silva, ex-ministro e ex-prefeito de Araraquara, como pré-candidato à presidência nacional do PT. O documento ainda elenca os principais desafios a serem enfrentados pelo partido que completou 45 anos de história no dia 10 de fevereiro:

  • a reconexão com as bases e a apropriação das novas linguagem de comunicação para fortalecer o diálogo com a sociedade;

  • a busca de um partido mais participativo, democrático e transparente;

  • a atualização das lutas do PT às demandas atuais da sociedade e do mundo do trabalho;

  • o enfrentamento à extrema direita e a às ameaças que esse movimento representa;

  • a defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável;

  • o enfrentamento e superação das desigualdades de Classe, Étnico-Raciais, de Gênero, de Identidade de Gênero, de Orientação Sexual, de Deficiências e a eliminação da Fome;

  • a garantia do espaço para as novas lideranças e o respeito ao legado das lideranças históricas do partido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.