Governo libera FGTS e prioriza Minha Casa Minha Vida para afetados pelas chuvas

O anúncio foi feito pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e vai beneficiar especialmente moradores do litoral de São Paulo

A situação no litoral de São Paulo é de calamidade. Foto: Divulgação/Defesa Civil de SP
Por para Revista Fórum.

O governo do presidente Lula (PT) vai liberar saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e priorizar a população dos municípios atingidos pelas chuvas no litoral norte de São Paulo para moradias populares do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

O anúncio foi feito pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. A região do litoral norte foi atingida por tempestades avassaladoras, que provocaram a morte de mais de 40 pessoas e centenas de desabrigados.

“Essas famílias desabrigadas têm direito a levantamento [saque] do FGTS, basta que sejam moradores das regiões de risco, das regiões que foram afetadas”, declarou Simone.

Em relação ao Minha Casa, Minha Vida, a ministra afirmou que a Medida Provisória do governo que relançou o programa habitacional prevê, entre o público prioritário para receber as moradias, as “famílias desabrigadas que estão em estado de emergência ou de calamidade pública”.

O governo federal anunciou a liberação de R$ 33,7 milhões para ações de Defesa Civil em 54 município atingidas por desastres ambientais. Os valores serão destinados a cidades de dez estados: São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

Em São Sebastião, Lula diz que bem-estar do povo supera divergências políticas

Lula sobrevoou, nesta segunda-feira (20), as áreas mais atingidas pelos temporais no litoral de São Paulo. Ele esteve em São Sebastião, destacou a importância da parceria entre os governos federal, estadual e municipal e prometeu que vai assegurar recursos para a reconstrução dos locais afetados.

“Vocês estão vendo aqui uma cena que não se via há muito tempo. O presidente, o governador e o prefeito sentados lado a lado em função de uma coisa comum que atinge todos nós. É possível exercer nossos cargos na democracia sendo de outros partidos. O bem-estar do povo é mais importante do que qualquer divergência política”, ressaltou Lula.

Ele se referiu ao fato de o governador de São Paulo, o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), serem de partidos de oposição ao PT. Apesar disso, o presidente enalteceu o espírito de colaboração entre todos.

Lula viajou com os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Renan Filho (Transportes), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Márcio França (Portos e Aeroportos), Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macedo (Secretário-Geral da Presidência), Jader Filho (Cidades) e Volney Wolf (secretário nacional de Proteção e Defesa Civil).

“Trouxe os ministros para assumir um compromisso de o governo trabalhar de forma conjunta para recuperar a estrada Rio-Santos e para construir moradias fora das áreas de risco. Vamos recuperar todo o estrago feito em São Sebastião e resolver o problema habitacional. Você só precisa arrumar um terreno em área segura”, disse Lula ao prefeito Felipe Augusto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.