O governo brasileiro, através do Ministério de Relações Exteriores, emitiu nesta quarta-feira uma nota em que condena “energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza” e anuncia que o embaixador brasileiro em Israel foi chamado a Brasília “para consultas”.
A nota informa ainda que o governo brasileiro “votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre o tema”. Na resolução, a ONU condena a atual ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza e anuncia a criação de uma comissão internacional para investigar todas as violações e julgar os responsáveis. A resolução foi aprovada com 29 votos favoráveis e 17 abstenções, entre elas França, Itália, Alemanha e Reino Unido. Houve apenas um voto contrário: o dos Estados Unidos.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo governo brasileiro:
O Governo brasileiro considera inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina. Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças.
O Governo brasileiro reitera seu chamado a um imediato cessar-fogo entre as partes.
Diante da gravidade da situação, o Governo brasileiro votou favoravelmente a resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre o tema, adotada no dia de hoje.
Além disso, o Embaixador do Brasil em Tel Aviv foi chamado a Brasília para consultas.