A gestão Jair Bolsonaro mentiu sobre número de doses de vacinas contra a Covid-19 compradas até o momento. Diferentemente do que informam anúncios que estão sendo veiculados na grande mídia, o Ministério da Saúde não adquiriu 560 milhões de doses.
Ao responder a um questionamento oficial formulado pelo Congresso, a pasta informou que o número contratado é a metade disso: 280 milhões de doses. Segundo a área técnica do Ministério, havia 281.023.470 doses contratadas e 281.889.400 estão “em fase de negociação”.
As informações chegaram ao Congresso na segunda-feira 3 em resposta a um requerimento de informações do deputado Gustavo Fruet (PDT-PR). Além das propagandas oficiais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também usou o número. “O governo federal já tem contratados mais de 560 milhões de doses de vacina”, disse ele, após reunião do comitê de combate à Covid, que reúne Executivo, Legislativo e Judiciário.
Já com as propagandas, a pasta gastou R$ 1,1 milhão de reais para divulgar na TV “publicidade que ressalta o compromisso do governo federal em vacinar toda a população”. No dia 25, o Ministério fez sete inserções sobre o tema nas TVs Globo, Record, SBT, Band e RedeTV.
Com informações do Estadão
–