Governador de MG diz que violência contra a mulher é “instinto natural”

Romeu Zema divulgou nota oficial tentando corrigir a fala que teve repercussão negativa

Romeu Zema. Foto: Assembleia Legislativa de MG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse na segunda-feira (9) que a violência contra a mulher é um “instinto natural do ser humano”. A declaração foi feita durante o lançamento do programa MG Mulher, que contará com um aplicativo de suporte às vítimas de violência doméstica.

“Nós temos que ter ferramentas que inibam isso que a gente poderia até chamar meio que de um instinto natural do ser humano. Estamos, no meu entender, nós, aqui do Ocidente, bem à frente daqueles países, principalmente daqueles onde a religião muculmana prevalece e onde as mulheres ainda são quase que consideradas cidadãs de segunda categoria. Mas, apesar de estarmos à frente, isso não nos tira a responsabilidade de avançarmos mais ainda”, declarou o chefe do Executivo mineiro.

A fala teve forte repercussão negativa e, na tentativa de consertar, Zema divulgou uma nota oficial nesta terça-feira (10). “Ao dizer instinto natural do ser humano, o governador faz menção ao fato absurdo de o agressor enxergar a violência, seja física ou verbal, como algo natural”, diz o texto.

Confira a íntegra.

O governador Romeu Zema trata a violência contra a mulher como um crime, uma conduta covarde, abominável, que precisa ter uma punição exemplar. Nesse sentido, ao dizer instinto natural do ser humano, o governador faz menção ao fato absurdo de o agressor enxergar a violência, seja física ou verbal, como algo natural.

Desde o início da gestão, o governador Zema determinou maior atenção às vítimas de violência e o reforço das ações para combater o crime. O lançamento do MG Mulher, nesta segunda-feira, é mais uma prova disso e será uma ferramenta de proteção. Com o programa, o governador quer incentivar as mulheres a se defenderem e garantir o monitoramento efetivo do agressor. 

Destacamos ainda que durante a atual gestão foi criado o Núcleo Especializado de Investigação de Feminicídios, com objetivo de dar mais agilidade e eficiência às apurações da Polícia Civil em relação aos crimes de feminicídio consumado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.