Golpe na Inglaterra: Boris Johnson suspende Parlamento antes do deadline do Brexit

A medida deixa claro que o primeiro-ministro do Reino Unido pretende decidir sozinho a respeito da permanência ou não da Inglaterra na União Europeia

Foto da ONU / Jean-Marc Ferré.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu, nesta quarta-feira (28), à rainha Elizabeth II a suspensão do Parlamento britânico antes do prazo para definição do Brexit. A medida caracteriza um golpe, pois deixa claro que ele pretende decidir sozinho a respeito da permanência ou não da Inglaterra na União Europeia.

Assim, Johnson torna mais difícil que parlamentares consigam aprovar leis que evitem um Brexit sem acordo. A rainha é a única que pode vetar o pedido de suspensão.

Veja mais: “Direito à moradia digna” com Elisa Jorge e moradores de ocupações urbanas no AgT

O objetivo do primeiro-ministro é suspender o Parlamento a partir de 11 de setembro e programar o Discurso da Rainha para 14 de outubro, data que marca o retorno dos trabalhos legislativos.

O chamado Discurso da Rainha é usado para apresentar planos do governo. “Precisamos seguir em frente com nossa agenda doméstica e é por isso que estamos anunciando o Discurso da Rainha para 14 de outubro”, declarou Johnson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.