Com muitos aplausos, música e uma apresentação cultural e ancestral de estudantes indígenas, o professor Irineu Manoel de Souza e a professora Joana Célia dos Passos participaram da sessão solene de transmissão do cargo de reitor, realizada nesta sexta-feira, 8 de julho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde segunda-feira, 4 de julho, eles estão à frente da gestão da UFSC, após serem escolhidos em consulta informal à comunidade universitária, referendados pelo Conselho Universitário e nomeados em ato presidencial. O mandato, que tem duração de quatro anos, foi transmitido pelos professores Ubaldo Cesar Balthazar e Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto.
O professor Irineu reconheceu os desafios dos últimos anos e os esforços da última gestão diante de problemas que afetaram a vida acadêmica, como a pandemia de covid-19, por exemplo. Ele destacou que, agora, inicia-se um um novo momento, com a comunidade tendo compreendido o sentido do movimento proposto durante a campanha e endossado pelas urnas e pelos conselheiros. Segundo ele, a busca da qualidade do ensino, pesquisa e extensão será somada aos esforços de tornar a instituição “mais humana, inclusiva, preocupada com o seu entorno, sociedade e com o mundo”.
Os princípios e diretrizes construídos junto com a comunidade universitária, em diálogo com estudantes, docentes e técnicos administrativos foram elencados pelo novo reitor, destacando-se o compromisso com a transparência. O reitor lembrou que a UFSC é patrimônio do povo brasileiro, responsável pela formação de quadros técnicos e científicos de relevância para a sociedade. Irineu também manifestou que a instituição seguirá com sua “preocupação acadêmica, humana, política e social” e trabalhando “com toda a responsabilidade, buscando uma gestão humana e alegre”.
A vice-reitora Joana Célia dos Passos, primeira mulher negra a assumir o posto na UFSC em toda a história, ressaltou que, ao tornar-se vice-reitora, não deixa de lembrar da história de tantas mulheres, pontuando também a importância da paridade de gênero na distribuição dos cargos de gestão da UFSC. Joana mencionou a importância da universidade na ação política e na construção da autonomia dos sujeitos, com liberdade de ser e de pensar.
A professora observou, ainda, que a UFSC se constrói como um “lugar de autonomia e da esperança”, destacando que, além de um patrimônio, ela também é um direito. “Nada do que construímos é produto apenas da nossa vontade. Somos a vontade coletiva de mudança”, disse. Para ela, a instituição pode contribuir na promoção do encontro do Brasil com seu destino e sua história. “Não somos o país do futuro, somos o país do presente. É aqui e agora que se travam as lutas”.
A solenidade contou ainda com a apresentação pública da nova equipe nomeada para os cargos de pró-reitores e secretários da gestão 2022-2026, que subiu ao palco sob aplausos. Para o professor decano do Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, José Isaac Pilati, esta é a “hora de continuidade com recomeço em todos os relógios e de esperança incontida”. Em seu discurso, ele disse esperar dos novos gestores “postura construtiva, consciência, discernimento e muita sabedoria”.
Desafios relembrados
O professor Ubaldo Cesar Balthazar, que transmitiu o cargo ao novo gestor, disse que não faria uma fala de despedida e nem de prestação de contas, mas de posicionamento em defesa intransigente e enfática da vocação da UFSC para o trabalho e para a ciência. Ele falou sobre os desafios enfrentados pela sua administração, entre eles a pandemia, na qual foi necessário elaborar um modelo de governança que ouviu cada segmento institucional. “É momento de agradecer à comunidade universitária e à nossa equipe: vocês vestiram a camisa da universidade. É preciso continuar fazendo da nossa uma das mais reconhecidas universidades do Brasil e da América Latina”, disse.
Já a professora Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto, que ocupava o cargo de vice-reitora, celebrou a nova gestão e também relembrou os desafios assumidos nos últimos anos. “Anos difíceis foram superados com esforço, dedicação e trabalho sério”, completou. “Que o período que começa seja a consolidação do nosso objetivo mais nobre: formar e transformar pessoas e a sociedade”, concluiu.
Na solenidade, também discursaram representantes dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos e dos professores da UFSC. Em comum, os discursos apontaram para a necessidade de defender e recuperar a instituição. “Temos a oportunidade grande de reabrir pontes”, reforçou o acadêmico Andrey Santiago, do Diretório Central dos Estudantes, endossado também pela presidente da Associação dos Pós-graduandos, Amanda Alexandroni, que disse esperar contar com uma reitoria que defenda a universidade e o seu sentido histórico de produzir crítica.
Em sua fala, o dirigente do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, Jorge Cordeiro, destacou a importância do trabalhador e dos estudantes para a UFSC, lembrando que a universidade é a “última trincheira na defesa do futuro do país”. Já o professor Carlos Alberto Marques, do Sindicato dos Professores, mencionou os muitos desafios para todos que têm o compromisso com a universidade pública. “É importante conseguirmos o apoio da sociedade ao exercermos e deixarmos mais clara a função da universidade pública”.
Equipe nomeada para o cargo de pró-reitores e secretários da gestão 2022-2026.
Professora Dilceane Carraro
Pró-reitora de Graduação e de Educação Básica
Professor Jacques Mick
Pró-reitor de Pesquisa
Professor Werner Kraus
Pró-reitor de Pós-Graduação
Professora Olga Regina Zigelli Garcia
Pró-reitora de Extensão
Professora Simone Sobral Sampaio
Pró-reitora de Permanência e Assuntos Estudantis
Técnico-administrativo em Educação Vilmar Michereff Junior
Pró-reitor de Administração
Técnica-administrativa em Educação Sandra Regina Carrieri de Souza
Pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas
Professora Leslie Sedrez Chaves
Pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade
Professor Bernardo Meyer
Chefe do Gabinete do Reitor
Professor João Luiz Martins
Diretor Geral do Gabinete do Reitor
Professora Luana Renostro Heinen
Secretaria de Assuntos Institucionais
Professora Andréa Cristina Trierweiller
Secretária de Planejamento
Professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho
Secretário de Internacionalização
Professora Eliane Santana Dias Debus
Secretária de Cultura e Arte
Técnico-administrativo em Educação Leandro Luiz de Oliveira
Secretário de Segurança Institucional
Professor Samuel Pantoja Lima
Secretário de Comunicação
Técnico-administrativo em Educação Helio Rodak de Quadros Junior
Prefeito Universitário