O ex-presidente dos EUA, George W. Bush confundiu a Ucrânia com o Iraque quando falou de “invasões brutais e injustificadas” durante um evento em Dallas, embora rapidamente tenha corrigido o seu erro e se tenha justificado ao afirmar que tem 75 anos de idade.
Bush denunciou que “as eleições russas são manipuladas” e que “os opositores políticos são presos ou eliminados a fim de participarem no processo eleitoral”.
“O resultado é a ausência de um sistema de controles e equilíbrios na Rússia e a decisão por parte de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal do Iraque”, acrescentou.
“Refiro-me à Ucrânia”, acrescentou o ex-presidente. Nesta altura, Bush disse mais calmamente “Iraque também” e acrescentou que “tem 75 anos de idade”, para rir da audiência.
A guerra do Iraque foi lançada pelo próprio Bush em 2003, dois anos após os ataques de 11 de Setembro e em meio a críticas sobre a falta de justificação e de apoio internacional.
Durante o seu discurso, o antigo presidente dos EUA também descreveu o presidente ucraniano Volodymyr Zelenski como “um tipo simpático” e “o Churchill do século XXI”, de acordo com a Fox News. “
A forma como os países realizam eleições reflete a forma como os líderes tratam os seus povos e a forma como as nações se comportam em relação a outras nações. Em lado nenhum isto é mais claro do que na Ucrânia”, disse ele.
Former President George W. Bush: “The decision of one man to launch a wholly unjustified and brutal invasion of Iraq. I mean of Ukraine.” pic.twitter.com/UMwNMwMnmX
— Sahil Kapur (@sahilkapur) May 19, 2022
—