Por Belén Roca Urrutia.
Tradução: Elissandro Santana, para Desacato.info.
Os discursos da intelectual chilena revelam seu profundo desconforto com o ensino superior, chamando os jovens treinados para se encarregarem do privilégio que recebem e usá-lo para o bem comum. Mais de 80 anos após a publicação dessas palavras, suas reflexões ainda são válidas.
“Eles viveram na terra alta e com o nível da palma da mão que essa indiscutível aristocracia das melhores formas; eles se mudaram, sem perceber o privilégio de se mover dentro de um repertório de homens e de pensamentos tão consumados, recebendo o melhor conselho, ouvindo continuamente a sugestão mais inteligente”. É assim que a poetisa mais importante do Chile fala em seu discurso aos graduados da Escola-Fazenda do México em 1933, mostrando o perigo que existe em se acomodar no espaço acadêmico, esquecendo o senso social do conhecimento.
Tanto no texto citado como em “A Unidade da Cultura”, discurso emitido na Universidade da Guatemala após receber o grau de Doutor Honoris Causa, referiu-se severamente à separação entre a camada ilustrada e as massas. Além disso, adivinhou a condição atual das universidades no Chile, demonstrou o risco nas instituições de ensino superior “incompleto”. Em seguida, aparece uma seleção de fragmentos diferentes desses dois discursos, que têm uma contingência surpreendente em relação ao presente do ensino superior chileno.
- Contra o isolamento acadêmico
“O povo tinha visto no advento desses grupos de intelectuais para o mundo moderno uma troca de padrões e um deslocamento dos velhos guias abusivos. Acreditou que esses capitães da inteligência vieram cobrir os antigos quadros dos generais, do clero, dos banqueiros e dos proprietários; eles passaram para a inteligência o halo não apenas da autoridade, mas da espiritualidade que eles haviam colocado ingenuamente sobre os outros, e sonharam com outros estados, outra vida cívica e moral, outra consciência coletiva em cujo coração estariam mais felizes. Ocorreu o de sempre: as aristocracias, as autocracias ou as oligarquias de um tipo mais ou menos feudal ou patriarcal foram substituídas por uma classe média profissional, tão ávida para o lucro, tão enraivada e tão despreocupada para o bem-estar das pessoas como seus predecessores”.
Discurso a graduados de 1933, em “Ensino e criança”.
- Avaliação para as universidades particulares
“Desta forma, acredito na Universidade como uma instituição tão ampla e tão profunda, tão soberana das três dimensões, que, geralmente, não aceito como tal as universidades diminutas que governam não mais do que quatro parcelas da cultura nacional, cultivando, por exemplo, as ciências sem as indústrias ou estas sem as artes.A Universidade, para mim, carrega em suas costas todo o negócio espiritual de uma etnia; Constitui em relação a um país algo semelhante ao que os egípcios chamavam de duplo do corpo humano, isto é, um corpo etéreo que contém as facções e os membros completos do corpo material.A Universidade, para mim, seria a dupla moral de um território e teria uma influência direta da agricultura e das minas para a escola noturna adulta, inclusive no âmbito da atribuição das escolas de artes plásticas e de música”.
— A unidade da cultura. Guatemala, 1931
- Estado e universidade: duas cabeças de um monstro ferido
“Hoje, no entanto, o Estado e a Universidade formam dois poderes capitais de nossa vida. O primeiro aparece com vontade de unidade, quase com a maior parte do punho fechado; a segundaestáquebrada, pulverizada em muitas escolas primárias, secundárias ou artísticas e enfraquecida fabulosamente por esse desmembramento.Lembro-me da Universidade moderna, quando vejo uma ilustração dantesca daquela em que, com a formidável unidade teológica, o núcleo divino aparece como um osso de fruta, tirando o poder que tece a polpa em zonas, depois a suavidade e as cores da pele, depois a medição do perímetro e a norma dos contornos.E é que toda ideia de unidade leva à força caminhos teológicos, porque a lei da criação é dividida em essências e modalidades, em paternidade e em objetivos, e assim nos torna, queremos ou não, em teologia”.
—A unidade da cultura. Guatemala, 1931
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Fonte: El Desconcierto.