O Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da FURB promoverá um debate, terça-feira (dia 28), sobre “Os efeitos da PL 4330 no mundo do trabalho: precarização, exploração e terceirização”. O evento começa às 19 horas, no auditório do bloco T (campus 1) e integra o Ciclo de Debates 2015.
Três debatedores serão mediados por um professor do departamento, Nélson Afonso Garcia Santos, doutorando em Desenvolvimento Regional (FURB): a professora Elsa Cristine Bevian (Departamento de Direito da FURB e doutoranda em Ciências Humanas pela UFSC); Osmar Packer (advogado do Sintrafite – Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial) e Cláudia Sombrio Fronza (Departamento de Serviço Social da FURB).
Mais informações pelo telefone 3321-0235 ou pelo endereço eletrônico: [email protected]
O que é a PL 4330
A Câmara dos Deputados aprovou dia 22/4 o projeto de lei das terceirizações. O texto agora segue para o Senado e pode sofrer vetos da presidente Dilma Roussef. Mas é polêmico e há um longo caminho para sua aprovação final.
As entidades sindicais dos trabalhadores – CSP-Conlutas, CUT, CTB, UGT, Intersindical-CCT – têm se mobilizado contra e reafirmaram estratégias conjuntas no mesmo dia da aprovação na Câmara. Há o entendimento de que o PL 4330 é “a desregulamentação absoluta do trabalho” no Brasil. Mais informações no relise das centrais sindicais.
Por outro lado, entidades patronais, representadas pela FIESP, por exemplo, fazem campanha pela aprovação da lei das terceirizações, por considerarem que “a medida poderia gerar milhares de novos postos de trabalho, além de ampliar a segurança jurídica para os 12 milhões de brasileiros que já prestam serviço como terceirizados”. Mais aqui.
Entenda mais o polêmico projeto lendo opinião de economistas, que acham o projeto prejudicial aos trabalhadores. No Senado também há resistências.
Fonte: FURB.br