Fundação Cultural BADESC lança catálogo de ações do triênio 21, 22 e 23

Evento, com entrada gratuita, será na quinta-feira, 16 de maio; haverá performance e apresentação musical

Neste ano, a Fundação Cultural BADESC completou 18 anos de atividades em Florianópolis. E como parte da comemoração do aniversário, completado no dia 28 de março, estão programadas ações pontuais ao longo de 2024, uma delas é o lançamento do Catálogo Fundação Cultural BADESC 2021 – 2022 – 2023. A publicação será apresentada para a comunidade na quinta-feira, dia 16 de maio. O evento, com entrada gratuita, começa a partir das 19h.

Na data, estão programadas apresentações culturais gratuitas na varanda da Fundação. A artista Cristina Wolff vai apresentar a performance O Ritual da Vaca Vermelha e o músico autoral Daniel Arena, que junto da artista Laura Tereza forma o Folk no Jardim, vai apresentar canções próprias.

De acordo com o coordenador de Artes da Fundação Denilson Antonio, a publicação, que reúne três anos de atividades, com exposições de arte contemporânea, cursos, encontros, lançamentos de livros, eventos de música, e muito mais, é de extrema importância.

“A principal vocação da Fundação, são as exposições de Arte Contemporânea, movimento de plena liberdade criativa e intelectual, e ao centralizar isso num livro me faz pensar como somos ricos em cultura. Todas as atividades desenvolvidas nesses últimos três anos, foram totalmente gratuitas e contemplando as diversas linguagens artísticas, um rico registro histórico de nossa Arte. Destaco ainda que esse catálogo só foi possível por estar inscrito na Lei Rouanet e pelo belíssimo trabalho da equipe da Fundação”, compartilha Denilson.

Já a arte educadora Victoria Beatriz, ressalta que a obra, que será doada para mais de 20 bibliotecas e instituições de Santa Catarina, pode servir como fonte de pesquisa para artistas e interessados em artes.

“Os catálogos de arte são um importante material de estudo e pesquisa para a história da arte. Nesse estão nomes de diferentes artistas, suas produções, contextos e ações que servem como um importante material educativo, pois apresenta as atividades que aconteceram durante os anos de 21, 22 e 23, além das diversas possibilidades e reverberações que o arquivo pode proporcionar para professores de artes e arte educadores”, destaca Victoria.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. As visitações gratuitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 13h às 19h. Estão em cartaz as exposições 9 Encontros de Silvana Macêdo e Não Há Mais Palavra de Murilo Leal.

Curso preparatório Juliana Hoffmann

Estão abertas até 19 de maio as inscrições gratuitas para o curso preparatório Modos de in-Existir, a arte de Juliana Hoffmann. Interessados em participar dos sete encontros ministrados por Raul Antelo, Rosângela Cherem e Bianca Tomaselli, entre 22 de maio e 3 de julho, podem acessar o formulário de inscrição no site da Fundação. A exposição Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann, será aberta em 27 de junho de 2024 e vai ocupar todos os espaços do casarão.

#DesacatoPontodeCultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.