Por Claudia Weinman, para Desacato. Info.
Todas as organizações populares e partidos políticos que compõe a Frente Brasil Popular da regional de São Miguel do Oeste/SC, estão mobilizadas para a realização de diversas atividades nesta semana. A intenção segundo a Coordenação da Frente, é estabelecer uma unidade entre as organizações em defesa da democracia e contra o golpe que atinge o Brasil.
Segundo um dos representantes da Frente Brasil Popular, Juarez da Silva, na próxima quinta-feira, dia 14, acontecerá um debate jurídico no salão paroquial de São Miguel do Oeste, a partir das 19h. Ele destaca que participarão desta mesa de debates, o representante da ‘Frente’, Adilson Pandolfo, representante do curso de Direito da Unoesc, professor Nédio Dariva Pires de Lima e o representante da OAB, Fabio Fimm. Para fazer a mediação do debate, participará o Advogado de São Miguel do Oeste e também representante do PSOL, Jean Carlos Carlesso.
A intenção segundo Silva, é exteriorizar sobre o impeachment e suas implicâncias legais. Cada debatedor segundo ele, vai ter 20 minutos de fala e após, será aberto o diálogo com o público.
Na sexta-feira, dia 15, também será realizado um debate político na sala de reuniões do salão paroquial, a partir das 19h. Para o sábado, dia 16, Juarez destaca que o coletivo sindical fará a distribuição de panfletos no centro de São Miguel do Oeste, entregando materiais para a população como o “Manifesto ao Povo Brasileiro” e esclarecendo dúvidas da população sobre a Frente Brasil Popular e a luta pela Democracia. Já no domingo, dia 17, lideranças regionais participarão de um grande ato em Brasília.
Importância da mobilização
A integrante do Movimento das Mulheres Trabalhadoras Urbanas (MMTU) que também integra o coletivo da Frente Brasil Popular, Maria Carmen Viero, explica que a região não pode ficar ‘apática’ diante da atual conjuntura política, econômica e midiática. “Vamos participar das atividades, debates, vigília, porque esperar, já esperamos demais, agora é ‘LUTA’. Estamos em um processo de Luta de Classes”, enfatizou.
Carmen disse ainda que o coletivo convida a população para esses momentos de debate. “Vivemos um processo de disputa na sociedade, entre a classe trabalhadora e a direita burguesa, fascista, que não admite avanços nos programas sociais, políticas públicas e a consolidação de direitos para o povo brasileiro. Sabemos que as lutas são muitas mas não podemos retroceder. Se a direita fascista conseguir aprovar o Impeachment, tenho certeza que vão acabar com os avanços que tivemos até o momento”, finalizou.
Foto: Arquivo Frente Brasil Popular-SMO.